4 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Emlur faz campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio

 Emlur faz campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio

Foto: reprodução

#Compartilhe

A manhã desta quarta-feira (3), na Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), foi marcada por atividades do Setembro Amarelo, campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio. Os colaboradores assistiram a uma peça teatral que abordou o tema da depressão e uma palestra sobre o fluxo de atendimento em saúde mental na Rede Municipal de Saúde.

Quem trafegou pela Avenida Minas Gerais, nas proximidades da sede da Emlur, no Bairro dos Estados, foi parado pela equipe organizadora do evento e recebeu um laço e uma bola de sopro de cor amarela, em alusão à campanha. O pit stop aconteceu ao som do grupo musical da Emlur, Baticumlata, que apresentou canções de empoderamento e de valorização da vida.

Adriana Guedes, coordenadora do setor Psicossocial da Emlur, salientou que o cuidado com as pessoas em depressão e com ideação suicida não deve acontecer apenas no mês de setembro, mas durante o ano todo. “Uma vida é extremamente importante. Se você ou alguém que você ama está passando por uma situação difícil, procure ajuda. Aqui na Emlur temos assistência psicológica gratuita o ano inteiro para os servidores e parentes de primeiro grau. Aqui, nós temos zelo pelos funcionários e queremos que todos se sintam acolhidos”, ressaltou.

Teatro – O grupo teatral da Emlur, Arte do Riso, apresentou o espetáculo ‘Abrace’, escrito pelo diretor Erivan Lima. O roteiro retratou a vida de uma servidora da autarquia que, na frente de todos é muito alegre, mas quando está sozinha não disfarça a depressão, o que é influenciado pelos maus tratos que recebe do marido, em casa. “Nossa história enfatiza a importância do companheirismo e da amizade para ajudar a quem sofre de depressão. Um dos diálogos diz o seguinte: ‘a minha alma estava ferida e eu queria matar meu corpo’. Nessas situações, um abraço no momento certo pode salvar uma vida”, comentou.

A colaboradora Maria das Graças Santana deu seu depoimento sobre o enfretamento à depressão. “Precisamos apoiar as pessoas e combater essa doença. Eu tenho esse apoio aqui na Emlur, com os colegas de trabalho e a assistência profissional dos setores de psicologia e de bem-estar social. Então, só tenho a agradecer”, destacou.

Caps – A psicóloga Elza Maria, que trabalha no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Gutemberg Botelho, palestrou para o público sobre a importância da prevenção ao suicídio e do repasse de informações corretas e precisas para quem está em fase de ideação suicida. Ela explicou o fluxo de atendimento na Rede Municipal de Saúde, onde a assistência começa nas unidades de saúde da família. Mas casos de urgência e emergência psiquiátricas devem ser tratados no Pronto Atendimento de Saúde Mental (PASM), localizado em prédio anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira. O grupo musical do Caps Gutemberg Botelho também fez uma apresentação musical.

Rede de apoio – Nas unidades de saúde da família (USF), o indivíduo é avaliado e, se necessário, é encaminhado à Atenção Especializada ou ao Pronto Atendimento de Saúde Mental (PASM), localizado em prédio anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira. O acolhimento a quem sofre de depressão também é feito no Centro de Referência do Cuidado à Vida, que funciona na Policlínica Municipal de Jaguaribe e atende por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A rede dispõe de quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que atendem por demanda espontânea ou encaminhamento das USF. Os Caps Gutemberg Botelho e Caminhar oferecem cuidados para pessoas com sofrimento ou transtorno mental severo e persistente. O Caps AD David Capistrano atende pessoas com sofrimento mental em decorrência do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Já o Caps Infantojuvenil Cirandar atende crianças e adolescentes com transtornos psicóticos, neuróticos ou sofrimento mental em decorrência do uso de álcool e outras drogas.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados