5 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Projeto de Lei que Endurece Penas para Crimes Violentos Está em Discussão no Senado

 Projeto de Lei que Endurece Penas para Crimes Violentos Está em Discussão no Senado

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

#Compartilhe

O Senado Federal está prestes a votar um projeto de lei que promete reforçar o combate ao crime organizado e aumentar as penas para crimes violentos. O Projeto de Lei 4.809/2024, que está na pauta da sessão desta quarta-feira (3), visa aplicar penas mais severas a criminosos que utilizam armas de fogo de uso restrito, cometem extorsões ou constituem milícias privadas.

Segundo a Agência Senado, o projeto, elaborado pela Comissão de Segurança Pública (CSP) e relatado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), também sugere mudanças no regime de cumprimento de penas, com o objetivo de tornar mais rigorosos os processos de execução penal. Para que o texto seja discutido e votado, porém, será necessário que o Plenário aprove um requerimento de urgência.

Principais Mudanças Propostas

Entre as mudanças mais significativas propostas pelo projeto, estão o aumento das penas para crimes como roubo, extorsão e a constituição de milícias privadas:

  • Roubo com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido: aumento da pena máxima de 10 para 20 anos de reclusão.

  • Roubo com resultado de lesão corporal grave: pena de 10 a 20 anos de reclusão, além de multa, contra os atuais 7 a 18 anos.

  • Extorsão com emprego de arma de fogo ou para obrigar a contratação de serviços ou aquisição de mercadorias: aumento da pena em até 50%.

  • Constituição de milícia privada: aumento da pena de 4 a 8 anos para 6 a 10 anos de reclusão e multa.

Além disso, o projeto propõe que os condenados a mais de 6 anos de prisão iniciem o cumprimento da pena em regime fechado, uma medida mais rigorosa do que a legislação atual, que exige regime fechado apenas para condenações superiores a 8 anos.

Implicações para a Segurança Pública

Essa proposta busca reforçar o endurecimento das penas contra os criminosos que mais afetam a segurança pública, como aqueles envolvidos em crimes com armas de fogo e no controle do tráfico de mercadorias. Além disso, o projeto visa enfraquecer as organizações criminosas, ao dificultar a constituição e o funcionamento de milícias privadas no Brasil.

Outros Projetos em Discussão

Além do PL 4.809/2024, a pauta do Senado desta quarta-feira inclui a análise de acordos internacionais, como a ratificação do acordo Brasil-Chile para evitar a dupla tributação e o acordo de cooperação em defesa entre Brasil e Turquia. Ambos os acordos, assinados em 2022, precisam passar pela aprovação do Senado para que possam ser promulgados.

Se aprovado, o projeto será submetido à promulgação pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e posteriormente ao presidente da República para que seja sancionado.

Por Paraíba Master

Relacionados