4 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Prefeitura Municipal destaca importância da informação e do cuidado para promover relações seguras

 Prefeitura Municipal destaca importância da informação e do cuidado para promover relações seguras

Fotografia: Arquivo/Secom

#Compartilhe

Nesta quinta-feira (4), é celebrado o Dia Mundial da Saúde Sexual, uma data criada para ampliar o debate sobre direitos, cuidados e informações que garantem uma vida sexual mais saudável, segura e plena, com acesso a informações confiáveis e acompanhamento profissional. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da informação e do cuidado para relações seguras.

 

De acordo com especialistas, a saúde sexual vai muito além da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Ela está diretamente ligada ao bem-estar físico, emocional e social, incluindo aspectos como respeito, consentimento, autoestima e qualidade das relações. “Quando falamos em saúde sexual, não tratamos apenas da ausência de doenças, mas de um estado de equilíbrio que envolve informação, diálogo e acompanhamento adequado. Por isso, ter assistência médica contínua é essencial, mas conversar Mendonça.

O Dia Mundial com seu parceiro ou parceira também é”, destaca a psicóloga e chefe da seção de ISTs, AIDS e Hepatites Virais da SMS, Jéssica da Saúde Sexual, também é uma oportunidade para reforçar a importância da educação sexual em todas as fases da vida. Buscar orientação profissional, esclarecer dúvidas e ter acesso a serviços de saúde são passos fundamentais para viver relacionamentos mais saudáveis e seguros.

“Educação sexual não é apenas falar sobre sexo, é entender as mudanças que irão acontecer no corpo e como lidar com elas. Falar sobre educação sexual também é ensinar sobre permissão, sobre dizer não e evitar que situações traumáticas aconteçam ou saber o que fazer caso algo indesejado aconteça, afinal tudo isso vai impactar diretamente sua saúde física e mental”, explica a psicóloga.

“Para além da prevenção, saúde sexual significa bem-estar, autoestima e relações equilibradas. Por isso, buscar informação e cuidados adequados ao longo da vida são pontos fundamentais, cuidados esses que devem ser iniciados para as meninas no momento da menarca, a descida da primeira menstruação, com a consulta com ginecologista para maiores orientações”, destaca a coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Lívia Falcão.

                                                             

Serviço – Em João Pessoa, os serviços da Rede Municipal de Saúde oferecem assistência gratuita e integral para esse cuidado tanto para homens quanto para mulheres. São orientações, vacinas, consultas com especialistas, métodos contraceptivos, exames e até cirurgias.

A assistência inicial, para meninas e meninos, homens e mulheres, acontece nas unidades de saúde da família (USFs), onde são ofertados atendimento médico e de enfermagem, com a realização de consultas e exames como o citológico, também conhecido como Papanicolau, indicado para mulheres de qualquer faixa etária que tenha vida sexual ativa; colocação do DIU, distribuição de preservativos e anticoncepcional; orientação para planejamento familiar; acompanhamento gestacional com consultas de pré-natal; e vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e outros grupos específicos definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

“A atenção primária é o primeiro ponto de contato para queixas relacionadas à saúde sexual e reprodutiva, como irregularidades menstruais, independentemente da idade, disfunções sexuais, independente se do sexo masculino ou feminino, casos de violência e muito mais”, explica Lívia Falcão.

Caso seja necessário consultas e exames especializados, na Rede Municipal de Saúde estão disponíveis médicos ginecologistas, urologistas, mastologistas, proctologistas, infectologistas e de outras especialidades. Na rede especializada e hospitalar também estão disponíveis exames de raio-x, ultrassom, mamografia e cirurgias de vasectomia e laqueadura tubária. O acesso a esses procedimentos deve ser feito com encaminhamento do médico da USF.

Qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa pode e deve realizar os testes rápidos para a detecção de ISTs. Os testes rápidos estão disponíveis em toda a rede municipal de saúde e podem ser realizados nas USFs ou no Serviço Especializado para Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com intervalo de almoço.

O SAE/CTA está localizado na Rua Alberto de Brito, nº 413, Jaguaribe, dentro do complexo da Policlínica Municipal de Jaguaribe. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo número de telefone: 3213-7592.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados