STF agenda sessões extras para acelerar julgamento de Bolsonaro por plano golpista

Foto: Antonio Augusto/STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou sessões extras para quinta-feira (11) para acelerar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros oito acusados em um processo que investiga um suposto plano para golpe de Estado após as eleições de 2022. A decisão, tomada pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, atende a um pedido do relator Alexandre de Moraes e busca concluir a análise até o dia 12 de setembro.
De acordo com informações do Portal CNN, além do dia 11, sessões também estão previstas para os dias 9, 10 e 12, quando serão lidos os votos dos ministros. A sessão plenária do STF inicialmente marcada para o dia 11 foi cancelada para dar lugar às sessões extras. A votação seguirá uma ordem que começa pelas questões preliminares e depois avança para o mérito, que definirá a condenação ou absolvição dos réus.
Jair Bolsonaro é acusado junto com ex-ministros, militares e ex-diretores de órgãos públicos por crimes como tentativa de golpe, organização criminosa armada e dano ao patrimônio público. Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, tem parte das acusações suspensas pela Câmara, mas responde por crimes ligados à trama.
O julgamento está na reta final, com o relator Alexandre de Moraes sendo o primeiro a apresentar seu voto, seguido pelos demais ministros da Primeira Turma do STF. A expectativa é que o veredito traga um desfecho importante para o cenário político nacional.
Por Paraíba Master