5 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

STF agenda sessões extras para acelerar julgamento de Bolsonaro por plano golpista

 STF agenda sessões extras para acelerar julgamento de Bolsonaro por plano golpista

Foto: Antonio Augusto/STF

#Compartilhe

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou sessões extras para quinta-feira (11) para acelerar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros oito acusados em um processo que investiga um suposto plano para golpe de Estado após as eleições de 2022. A decisão, tomada pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, atende a um pedido do relator Alexandre de Moraes e busca concluir a análise até o dia 12 de setembro.

De acordo com informações do Portal CNN, além do dia 11, sessões também estão previstas para os dias 9, 10 e 12, quando serão lidos os votos dos ministros. A sessão plenária do STF inicialmente marcada para o dia 11 foi cancelada para dar lugar às sessões extras. A votação seguirá uma ordem que começa pelas questões preliminares e depois avança para o mérito, que definirá a condenação ou absolvição dos réus.

Jair Bolsonaro é acusado junto com ex-ministros, militares e ex-diretores de órgãos públicos por crimes como tentativa de golpe, organização criminosa armada e dano ao patrimônio público. Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, tem parte das acusações suspensas pela Câmara, mas responde por crimes ligados à trama.

O julgamento está na reta final, com o relator Alexandre de Moraes sendo o primeiro a apresentar seu voto, seguido pelos demais ministros da Primeira Turma do STF. A expectativa é que o veredito traga um desfecho importante para o cenário político nacional.

Por Paraíba Master

Relacionados