Mais de 290 mil famílias na Paraíba ainda não utilizam Tarifa Social de Energia, aponta Energisa

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Mais de 290 mil famílias paraibanas que têm direito ao desconto na conta de luz por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ainda não estão utilizando o benefício, segundo dados divulgados pela Energisa. O número representa uma parcela significativa da população em situação de vulnerabilidade que poderia ser contemplada com reduções ou até isenção total na fatura mensal.
Atualmente, o estado contabiliza cerca de 655 mil famílias já atendidas pelo programa federal, sendo que 28% delas tiveram a conta de energia totalmente zerada desde a atualização das regras da TSEE, implementadas pela Medida Provisória 1.300/2025, em vigor desde 5 de julho deste ano.
Com a nova legislação, famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo e consumo mensal de até 80 kWh passaram a ter isenção total da tarifa de energia elétrica, embora ainda possam ser cobrados tributos estaduais ou municipais e encargos adicionais, conforme a legislação vigente.
Além do critério de renda, também podem acessar o benefício famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda total de até três salários-mínimos, desde que tenham entre seus membros pessoas com doenças que demandem o uso contínuo de aparelhos elétricos. Grupos indígenas, quilombolas e famílias com beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também estão incluídos.
Desconto é automático, mas atualização cadastral é essencial
De acordo com o gerente de Serviços Comerciais da Energisa, Danillo Lelis, a inclusão no programa é feita de forma automática para quem já atende aos critérios estabelecidos. No entanto, ele alerta para a importância de manter os dados atualizados, especialmente nos casos em que o titular da conta de energia não é o mesmo inscrito nos programas sociais.
“Se houver divergência entre o nome do titular da conta e o beneficiário do CadÚnico, é necessário fazer a atualização cadastral junto à Energisa. Isso pode ser feito digitalmente, com uma conta recente de luz, documento pessoal e o cartão do NIS em mãos”, explicou Lelis.
Outro ponto importante é que tanto o CadÚnico quanto o NIS devem ser renovados a cada dois anos. Caso contrário, perdem a validade e o desconto pode ser suspenso.
Entenda o que mudou na Tarifa Social
Antes da MP 1.300/2025, o desconto na conta de energia era concedido de forma progressiva, de acordo com o consumo mensal. Agora, consumidores que utilizam até 80 kWh por mês têm 100% de desconto sobre a tarifa de energia. Se o consumo exceder esse limite, a cobrança será proporcional apenas ao valor que ultrapassar a faixa de isenção.
A adesão pode ocorrer automaticamente, mas os consumidores também têm a opção de solicitar o benefício presencialmente em uma agência da Energisa.
Canais de atendimento
Para mais informações ou para atualizar dados cadastrais, os consumidores podem entrar em contato pelos canais da Energisa:
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Telefone: 0800 083 0196
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WhatsApp (Gisa): (83) 9 9135-5540
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Aplicativo: Energisa ON
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Site: www.energisa.com.br
Por Paraíba Master