Progressistas critica saída de Cícero Lucena e acusa prefeito de João Pessoa de agir por interesse próprio

Foto: Reprodução
A direção estadual do Progressistas na Paraíba reagiu com críticas à decisão do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que anunciou nesta segunda-feira (8) sua desfiliação do partido. Em nota oficial, a legenda considerou as justificativas apresentadas por Lucena como “infundadas” e motivadas por “interesses individuais”, destacando que a sigla foi determinante para sua eleição em 2020 e reeleição em 2024.
O partido, presidido no estado pelo ex-deputado Enivaldo Ribeiro, afirmou que a atitude do prefeito representa uma ruptura com a aliança que o ajudou a alcançar duas vitórias consecutivas nas urnas. A nota também ressalta que Lucena esteve diretamente envolvido nas discussões coordenadas pelo governador João Azevêdo (PSB) para a formação de uma frente política com vistas às eleições de 2026.
Segundo o Progressistas, o prefeito tinha inclusive a possibilidade de indicar nomes para a chapa majoritária do grupo governista. Com a confirmação da pré-candidatura de Azevêdo ao Senado, o vice-governador Lucas Ribeiro, filiado ao Progressistas, passou a ser apontado como o nome natural à sucessão estadual – algo que, segundo a sigla, deveria contar com o apoio de Lucena, em retribuição ao respaldo que recebeu em sua trajetória recente.
“Cícero Lucena optou por seguir um caminho individual, sinalizando aproximação com adversários históricos e rompendo publicamente com um projeto coletivo que o beneficiou duas vezes”, diz o texto.
A nota reforça ainda o compromisso do partido com seus aliados e a população paraibana, destacando o apoio irrestrito ao vice-governador Lucas Ribeiro. Em tom crítico, o comunicado conclui afirmando que “lealdade não se declara, se pratica”.
Por Paraíba Master