Ponte do Futuro ganha data para início da construção em Lucena: obra histórica começa em outubro, diz secretário

Foto: Reprodução
A tão aguardada construção da Ponte do Futuro, que integrará o novo Complexo Rodoviário da Grande João Pessoa, já tem data para começar. Segundo o secretário de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga, as obras da ponte sobre o Rio da Guia, em Lucena, estão previstas para ter início em outubro.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (9), durante uma agenda do governador João Azevêdo, que vistoriou os trabalhos em andamento no trecho da BR-230, em Cabedelo, onde o projeto já conta com serviços de terraplanagem. Durante a visita, o chefe do Executivo estadual também apresentou os detalhes da obra a representantes da Academia Paraibana de Engenharia (Apenge).
Segundo destacou o secretário, a Ponte do Futuro é uma das estruturas que vão transformar a mobilidade urbana da região, conectando de forma direta a BR-230 à BR-101 Norte, com impacto direto no trânsito, na economia e na qualidade de vida da população.
“Essa obra traz um benefício muito grande para o sistema viário da Grande João Pessoa, se interligando com o Arco Metropolitano. Vamos reduzir o tráfego pesado no trecho entre o Hospital Metropolitano e as Três Lagoas, onde as duas BRs se cruzam”, explicou Deusdete Queiroga, conforme informações do Portal Política JP.
Investimento bilionário e visão de futuro
Com investimento superior a R$ 465 milhões em recursos próprios do Estado, a obra inclui duas pontes e diversas intervenções estratégicas no sistema viário da região metropolitana. A ponte principal terá 2,1 km de extensão, enquanto a segunda, que será construída sobre o Rio da Guia, terá 420 metros.
O projeto também contempla a construção de um viaduto sobre a linha férrea, uma ciclovia, pista para pedestres, acostamento e até mesmo um mirante com vista para o rio, além da extensão da PB-011, ligando Forte Velho a Lucena, e a adequação da PB-025 até o entroncamento com a BR-101.
Durante a visita técnica, o governador João Azevêdo reforçou que a ponte é mais que uma obra de infraestrutura — é um projeto estratégico para o desenvolvimento da região.
“Estamos criando condições para o crescimento do Litoral Norte, com atrativos para investimentos, novos projetos de habitação, produção de energia limpa e apoio logístico ao Porto de Cabedelo. Esta é uma obra para o presente e para o futuro da Paraíba”, afirmou o governador.
Além da melhoria na logística de transporte, o Complexo Rodoviário deve reduzir o tempo de viagem entre os municípios, diminuir acidentes de trânsito, reduzir a emissão de poluentes e fomentar oportunidades econômicas e turísticas para a região.
Por Paraíba Master