15 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Professores de instituições públicas na Paraíba paralisam atividades em protesto contra reforma administrativa

 Professores de instituições públicas na Paraíba paralisam atividades em protesto contra reforma administrativa

Foto: Reprodução

#Compartilhe

Docentes de quatro instituições de ensino superior da Paraíba — UFPB, IFPB, UFCG e UEPB — iniciaram nesta quarta-feira (10) uma paralisação de dois dias em protesto contra a proposta de reforma administrativa em discussão no Congresso Nacional. A mobilização faz parte de um movimento nacional que visa denunciar os possíveis impactos da medida sobre o serviço público, especialmente nas áreas da educação e saúde.

Em João Pessoa, a programação inclui atividades em diferentes campi. No Instituto Federal da Paraíba (IFPB), um debate com representantes do Sintesp-PB e da Adufpb está marcado para as 9h30. Já na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Campus I sedia, a partir das 8h, uma roda de conversa entre professores e estudantes.

Em Campina Grande, as ações estão sendo conduzidas pela Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb). Além da crítica à reforma, os professores também denunciam os cortes orçamentários que vêm afetando o funcionamento da UEPB.

As entidades representativas dos docentes afirmam que a proposta do governo federal ameaça a estabilidade e os direitos dos servidores públicos, além de colocar em risco a qualidade dos serviços prestados à população. Segundo os organizadores, a paralisação busca pressionar o Executivo a rever o projeto e abrir diálogo com os trabalhadores do setor público.

A mobilização segue até quinta-feira (11), com a expectativa de ampliar o debate sobre os rumos do funcionalismo público no país.

Por Paraíba Master

Relacionados