Lula e chanceler alemão conversam sobre clima, democracia e acordo Mercosul-UE

Foto: reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na tarde desta quinta-feira (11), com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, informou o Palácio do Planalto. A ligação durou cerca de 30 minutos.
Segundo nota oficial, Lula destacou a importância da COP30, que será realizada em 2025 em Belém (PA), para reunir compromissos climáticos ambiciosos diante da crise ambiental global. Merz, por sua vez, garantiu que a Alemanha será representada em alto nível na conferência.
Além da pauta ambiental, os dois líderes reafirmaram o compromisso com a defesa da democracia e do multilateralismo e celebraram o avanço do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que foi encaminhado para apreciação no Conselho Europeu na semana passada.
Se aprovado ainda este ano, o tratado criará um mercado de mais de 700 milhões de pessoas e representará 26% do PIB global. De acordo com o Agência Brasil, apesar disso, ainda há resistências dentro da União Europeia, sobretudo da França, cujo setor agrícola teme a concorrência com o agronegócio brasileiro.
Cooperação bilateral
Na conversa, Lula e Merz também acertaram a realização de uma terceira reunião de alto nível entre Brasil e Alemanha, prevista para 2026. O presidente brasileiro confirmou, ainda, a participação do Brasil como país homenageado na Feira Industrial de Hannover, em 2026. O governo federal deve montar cinco pavilhões e viabilizar a presença de 160 empresas brasileiras no evento.
Por Paraíba Master