11 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

MPPB Assina Termo de Adesão para Combater a Violência contra a Mulher com Programa ‘Antes que Aconteça’

 MPPB Assina Termo de Adesão para Combater a Violência contra a Mulher com Programa ‘Antes que Aconteça’

Foto: Reprodução/MPPB

#Compartilhe

Nesta quinta-feira (11), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) deu um importante passo no enfrentamento à violência contra a mulher ao assinar um termo de adesão ao programa nacional “Antes que Aconteça”. A iniciativa busca fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de violência, oferecendo mais recursos e suporte. O evento ocorreu na sede do MPPB, em João Pessoa, com a presença da senadora Daniella Ribeiro, idealizadora do programa, e autoridades estaduais. De acordo com informações do Portal Mais PB, a adesão do MPPB marca uma parceria estratégica para intensificar ações preventivas e repressivas em todo o estado.

A senadora Daniella Ribeiro ressaltou a relevância da participação do Ministério Público nesse processo. “É fundamental que o papel do Ministério Público seja efetivo, garantindo a proteção das mulheres e que todas as ações propostas pelo Estado sejam cumpridas”, afirmou. O procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, destacou o compromisso do MPPB em priorizar os casos de violência contra a mulher, reforçando que a colaboração entre os diversos setores é crucial para promover mudanças significativas.

Além da participação do MPPB, o evento contou com a presença do secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, e da Secretária da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, que celebraram os avanços já realizados no combate à violência doméstica, como a instalação de Salas Lilás e a criação de uma Casa de Acolhimento em Campina Grande. “A união de esforços entre as esferas do governo, somada à iniciativa da senadora, amplia a eficácia no enfrentamento da violência”, afirmou Lídia Moura.

Entre as ações já implementadas, estão a inauguração de salas de acolhimento em João Pessoa e Campina Grande, que oferecem suporte imediato às mulheres vítimas de violência. O programa “Antes que Aconteça” visa ainda expandir essas iniciativas, com a instalação de mais 52 salas no estado. A iniciativa também busca promover a educação da sociedade para combater o machismo e prevenir o feminicídio, um problema que persiste com alarmantes números de casos no Brasil e na Paraíba.

O protocolo de intenções assinado reforça o compromisso das autoridades estaduais em enfrentar a violência de gênero com um trabalho conjunto que envolve tanto a repressão de crimes quanto ações educativas e de acolhimento. O MPPB continuará com ações voltadas à capacitação de profissionais e à instalação de espaços de denúncia, como o Banco Vermelho, símbolo da campanha internacional contra o feminicídio.

Por Paraíba Master

Relacionados