11 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Obras da Ponte do Futuro avançam e devem iniciar fundações na Ilha Stuart em outubro

 Obras da Ponte do Futuro avançam e devem iniciar fundações na Ilha Stuart em outubro

Foto: Reprodução

#Compartilhe

As obras do Complexo Ponte do Futuro, que vai interligar os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, estão prestes a entrar em uma nova fase. A partir de outubro, está previsto o início dos trabalhos de fundação da ponte principal na Ilha Stuart, localizada no estuário do rio Paraíba.

Segundo informações repassadas pelo engenheiro responsável, Igor Girardi, a supressão vegetal na área já foi concluída, permitindo o avanço para as próximas etapas estruturais. A Ilha Stuart pertence ao território de Santa Rita e é a segunda maior do estuário, ficando atrás apenas da Ilha da Restinga. A localização estratégica permite sua visualização tanto a partir do distrito do Jacaré, em Cabedelo, quanto de Forte Velho, em Santa Rita.

Atualmente, a ponte principal — que terá cerca de dois quilômetros de extensão — já atingiu 21% de execução, segundo o engenheiro. A obra está na fase de fundações, superestrutura e terraplenagem, e integra um complexo viário estratégico para a mobilidade da Região Metropolitana de João Pessoa.

Investimento e cronograma

Com investimento de R$ 465,5 milhões do Governo da Paraíba, as obras foram iniciadas entre fevereiro e março deste ano e são coordenadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB). A conclusão total do complexo está prevista para o final de 2026.

A ponte principal terá início no quilômetro 9,64 da BR-230, em Cabedelo, e será um dos eixos centrais do complexo viário.

Outras intervenções previstas

Além da ponte, o projeto contempla o prolongamento da PB-011, entre Forte Velho e Lucena, com 11,2 quilômetros de extensão, até o entroncamento com a PB-019. Também está prevista a adequação de 500 metros da PB-025, até a interligação com a BR-101, fortalecendo a malha rodoviária da região.

Impactos esperados

Conforme o Governo do Estado, o Complexo Ponte do Futuro deverá melhorar significativamente a mobilidade urbana, reduzir o número de acidentes de trânsito, encurtar o tempo de deslocamento entre os municípios e promover benefícios ambientais, como a redução da poluição e o aumento da qualidade de vida da população local.

Por Paraíba Master

Relacionados