Aprovação de Lula se mantém estável em 46%, mostra pesquisa Genial/Quaest

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue estável, segundo a mais recente pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (17). O levantamento aponta que 46% dos brasileiros aprovam como Lula conduz seu governo, enquanto 51% reprovam. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder. Os números repetem os resultados de agosto, indicando consolidação nas percepções da população.
Desde maio, Lula vinha apresentando uma recuperação gradual na aprovação popular: partiu de 40%, subiu para 43% em julho e atingiu os atuais 46% no mês passado. A rejeição, por sua vez, vinha em trajetória de queda — de 57% em maio para 53% em julho, chegando a 51% em agosto, percentual que agora se manteve.
A pesquisa revela também que o Nordeste continua sendo o principal reduto de apoio ao presidente. Nessa região, 60% dos entrevistados aprovam o governo, enquanto 37% o desaprovam. O restante não opinou. Nas demais regiões do país, as variações ficaram dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Avaliação do governo também permanece estável
No quesito avaliação geral do governo Lula, os números também se mostram praticamente inalterados. O índice dos que consideram a gestão positiva permanece em 31%. Já a avaliação como “regular” oscilou de 27% para 28%, enquanto os que enxergam o governo de forma negativa passaram de 39% para 38%. Essas variações estão dentro da margem de erro da pesquisa.
Percepção da cobertura midiática é mais negativa
O levantamento também investigou como os brasileiros têm percebido as notícias sobre o governo. Para 45% dos entrevistados, as reportagens recentes têm sido predominantemente negativas. Apenas 27% relataram ver mais notícias positivas, enquanto 25% disseram não ter acompanhado notícias sobre o governo. Outros 3% não souberam responder.
Entre as menções positivas, a ampliação dos programas sociais foi o tema mais lembrado (7%), seguida pela postura crítica de Lula em relação às tarifas dos Estados Unidos (6%) e pela melhora da economia (3%).
Já entre os temas mais associados a uma imagem negativa do governo, o destaque foi para os casos de fraudes nos descontos de aposentados e pensionistas, mencionados por 9% dos entrevistados. Em seguida, aparecem o aumento da inflação (8%) e a taxação imposta pelos EUA (7%).
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de setembro, por meio de 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Por Paraíba Master