17 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Tereza Cruvinel defende fortalecimento da comunicação pública em novo livro

 Tereza Cruvinel defende fortalecimento da comunicação pública em novo livro

Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

#Compartilhe

Em meio a um cenário político e econômico marcado por ameaças à democracia e à soberania nacional, a jornalista Tereza Cruvinel destaca a importância da comunicação pública como instrumento essencial para a formação de uma cidadania crítica e bem informada. A reflexão faz parte do lançamento de seu novo livro, Memória de um Desafio – A guerra da TV pública e a criação do sistema EBC, no qual relembra os bastidores da fundação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Primeira presidente da EBC, entre 2007 e 2011, Tereza participou ativamente da consolidação do modelo público de comunicação no país. Durante o lançamento da obra, ela reforçou que a retomada da comunicação pública no pós-governos Temer e Bolsonaro exige um esforço contínuo para tornar a EBC relevante, independente e efetivamente complementar aos sistemas privado e governamental.

“Somente cidadãos livres, críticos, instruídos e bem informados podem resistir à manipulação e às mentiras que ameaçam a democracia”, afirmou. Segundo a jornalista, essa formação cidadã é justamente o papel das mídias públicas em todo o mundo.

Ela também apontou a necessidade de maior interação entre os meios tradicionais de radiodifusão e as novas plataformas digitais. Para isso, segundo Tereza, é fundamental que o Estado assuma um compromisso mais consistente com a comunicação pública, garantindo tanto a independência editorial quanto os recursos financeiros e tecnológicos necessários.

Outro ponto levantado por Cruvinel diz respeito à legislação. Para ela, a reestruturação de trechos da lei original da EBC, modificados durante o governo Temer, é essencial para que a empresa possa cumprir plenamente seu papel público.

A jornalista defendeu ainda uma maior conscientização da sociedade sobre o valor da comunicação pública. “A educação midiática ainda é muito incipiente no Brasil. É preciso fomentar esse debate para que as pessoas compreendam o que está em jogo quando se fala em mídia pública”, declarou.

Com passagens por diversos veículos de imprensa, incluindo o jornal O Globo, onde atuou por mais de duas décadas, Tereza Cruvinel compartilha no livro sua experiência à frente da EBC e as dificuldades enfrentadas para consolidar um sistema de comunicação pública independente no país.

O lançamento da obra acontece nesta quarta-feira (17), em Brasília, no Bar Beirute (109 Sul), a partir das 18h30. No Rio de Janeiro, o evento está marcado para o dia 7 de outubro, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), também às 18h.

Por Paraíba Master

Relacionados