Agentes da Emlur executam serviços diários de limpeza nas praias para preservação do meio ambiente

Foto: reprodução
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza serviços de conservação e preservação da Orla de João Pessoa diariamente. As ações começam às 6h e seguem por todo o dia, com o empenho de dezenas de agentes de limpeza nas ações de varrição da calçadinha, catação na faixa de areia e coleta de resíduos, além da lavagem dos contentores com caminhão-pipa. Neste sábado (20), data em que se comemora o Dia Mundial de Limpeza das Praias, a Emlur vai apoiar duas iniciativas privadas que reforçam a importância da preservação do meio ambiente.
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, afirma que o cuidado com a limpeza das praias mobiliza várias equipes. “A cada turno, temos equipes dispostas por toda a extensão de nossa Orla, que tem aproximadamente 24 quilômetros entre o Bessa e Jacarapé. Nossos agentes fazem a varrição da calçadinha, cujo serviço também conta com a varredeira mecanizada, e também temos outras turmas na faixa de areia fazendo a catação de resíduos. Os materiais são descartados nas papeleiras e nos contentores, e são recolhidos três vezes ao dia pelos caminhões compactadores”, explica.
Segundo a engenheira Raissa Fernandes, a média diária de produção de resíduos nas praias de João Pessoa é de 35 toneladas. Segundo ela, esse número aumenta até 30% no verão, período de alta estação do turismo de João Pessoa. “Com mais frequentadores nas praias no verão e nos feriados prolongados, ampliamos a limpeza para execução ininterrupta dos serviços, 24 horas por dia”, destaca.
Ricardo Veloso enfatiza os cuidados necessários que as pessoas devem ter durante sua estadia nas praias. “Orientamos que quem for consumir alimentos e bebidas, leve sua sacolinha e descarte nos contentores dispostos na calçadinha. Se os resíduos são deixados na areia, podem ser puxados pelo mar antes da chegada dos agentes de limpeza. Sacolas e garrafas plásticas também podem ser transportadas pelo vento para a vegetação das áreas de preservação permanente”, pontua.
Dia Mundial – O Dia Mundial de Limpeza das Praias, que é realizado sempre no terceiro sábado do mês de setembro, ocorrerá no próximo dia 20. A equipe de Educação Ambiental da Emlur vai apoiar uma atividade de catação simbólica na praia de Cabo Branco, às 8h, realizada pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), com apresentação do grupo musical Baticumlata.
A diretora de Educação Ambiental da Emlur, Kênia Chaves, afirma que os integrantes do setor vão orientar os estudantes do Unipê sobre como fazer a coleta, além de doar luvas e sacolas para a atividade. Também no sábado (20), a Emlur estará presente com orientações sobre o descarte correto de resíduos em evento alusivo ao Dia Mundial da Limpeza das Praias realizado pelo Aquário Paraíba, na praia do Seixas.
Campanha anual – Todos os anos, durante o verão, a Emlur executa o programa ‘Amigos da Praia’, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e com o apoio de outras secretarias municipais. O objetivo é orientar sobre a forma correta de descartar os resíduos. Para isto, todas as praias do litoral pessoense são visitadas com abordagens aos banhistas e comerciantes.
Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa