18 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Deputado do PT aciona STF para suspender PEC que dificulta prisão de parlamentares

 Deputado do PT aciona STF para suspender PEC que dificulta prisão de parlamentares

Foto: Reprodução

#Compartilhe

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) com um mandado de segurança para suspender imediatamente a tramitação da chamada “PEC da Blindagem”, que estabelece proteções legais para deputados e senadores, dificultando a abertura de processos criminais e a execução de mandados de prisão contra parlamentares.

Na ação, Lindbergh acusa a Mesa Diretora da Câmara de “abuso de poder e desvio de finalidade” ao conduzir o projeto. Segundo o parlamentar, o rito legislativo foi violado, pois o projeto foi apresentado sem a antecedência mínima necessária para garantir transparência e publicidade, e a leitura do parecer foi realizada minutos após sua apresentação, contrariando o regimento interno da Casa.

O deputado também questiona a mudança da sessão de presencial para semipresencial, afirmando que a alteração repentina desrespeitou o prazo de 24 horas previsto no Ato da Mesa e comprometeu a isonomia entre os parlamentares. Além disso, criticou a reapresentação de uma emenda que já havia sido rejeitada, relacionada às votações secretas no processo legislativo.

Na madrugada de quarta-feira (17/09), a Câmara aprovou, por falta de quórum, um destaque que havia derrubado o voto secreto nas sessões que autorizam processos criminais contra parlamentares. Mais tarde, porém, o texto da PEC foi alterado para retomar o voto secreto na análise da abertura desses processos, mantendo o dispositivo polêmico.

Por Paraíba Master

Relacionados