18 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

João Pessoa realiza primeira edição do “Celebrar a Vida” com ações de prevenção ao suicídio

 João Pessoa realiza primeira edição do “Celebrar a Vida” com ações de prevenção ao suicídio

Foto: Divulgação

#Compartilhe

Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, João Pessoa sedia a primeira edição do evento “Celebrar a Vida”, iniciativa da psicoterapeuta e jurista Fátima Costa, que tem como objetivo acolher, inspirar e salvar vidas por meio de ações terapêuticas e de interação da sociedade em prevenção ao suicídio.

A iniciativa também pretende arrecadar fundos para criação do Centro Terapêutico Kalebi, fortalecendo uma rede de apoio destinada a pessoas em sofrimento psico-emocional.

O evento surge como forma de transformar a dor do luto sofrido por Fátima Costa, após perda de seu filho Daniel, em ação coletiva. “Quando meu filho se foi, vivi a maior dor que um ser humano pode enfrentar. Transformar esse sofrimento em um movimento que possa salvar vidas é a minha missão agora. Quero convidar toda a sociedade para estar conosco, refletir sobre a importância da prevenção e celebrar a vida em todas as suas formas”, destaca Fátima.

Na sexta-feira (26) e sábado (27), a programação do “Celebrar a Vida” será gratuita, com palestras e atividades conduzidas por professores e especialistas na temática da prevenção ao suicídio, no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em Tambaú, a partir das 15h. No espaço externo também haverá atendimentos gratuitos ao público, ampliando o acesso à informação e ao cuidado.

O evento se encerra no dia 28 de setembro com um passeio de catamarã durante o pôr do sol na Praia do Jacaré, ao valor de R$ 100, incluindo brunch assinado pelo chef Adílson Santana, música ao vivo e boas energias.

O público-alvo do evento é a sociedade em geral, incluindo pessoas que buscam apoio, estudantes e professores universitários que pesquisam o tema, além de profissionais e interessados em ampliar os conhecimentos sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo que, atualmente, é a maior campanha antiestigma do mundo e, este ano, o lema permanece sendo “Se precisar, peça ajuda!”.

Paraíba Master com informações da Assessoria

Relacionados