18 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Toffoli dá prazo de dez dias para Câmara se manifestar sobre PEC da Blindagem

 Toffoli dá prazo de dez dias para Câmara se manifestar sobre PEC da Blindagem

Foto: reprodução

#Compartilhe

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Câmara dos Deputados se manifeste em até dez dias sobre a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restringe a abertura de investigações contra parlamentares.

A decisão foi tomada em um mandado de segurança protocolado pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP), que pede a suspensão da tramitação da PEC aprovada pela Casa na terça-feira (16). Após receber a manifestação da Câmara, Toffoli deverá analisar o pedido de suspensão, informou a Agência Brasil.

Mais cedo, os líderes de PT, PSB e PSOL também entraram com uma ação no STF para tentar suspender a proposta. Toffoli será o relator desse processo.

Os partidos alegam que houve descumprimento de regras regimentais, como a ausência de prazo para apresentação de emendas, a falta de publicidade prévia do parecer do relator e a convocação de sessões de deliberação sem a antecedência mínima exigida.

O que prevê a PEC

O texto aprovado pela Câmara estabelece que qualquer abertura de ação penal contra deputados e senadores dependa de autorização prévia da respectiva Casa legislativa, em votação secreta e com o apoio da maioria absoluta.

A proposta também amplia o foro privilegiado no STF para incluir presidentes de partidos políticos com representação no Congresso Nacional.

Após a aprovação na Câmara, a PEC seguiu para o Senado Federal. Caso também seja aprovada pelos senadores, será promulgada pelo Congresso e passará a valer.

Por Paraíba Master

Relacionados