20 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Delegados da Polícia Federal alertam para riscos de impunidade com PEC da Blindagem

 Delegados da Polícia Federal alertam para riscos de impunidade com PEC da Blindagem

Foto: reprodução

#Compartilhe

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifestou, nesta sexta-feira (19), preocupação com os riscos que a chamada PEC da Blindagem pode trazer para o país, caso venha a ser aprovada no Senado. A proposta, que já passou pela Câmara dos Deputados, está agora sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Em nota divulgada à imprensa, os delegados afirmaram que a medida não fortalece a democracia, mas sim a impunidade. Segundo a entidade, a PEC representa um “grave retrocesso institucional” ao enfraquecer avanços garantidos pela Emenda Constitucional nº 35/2001 e abrir espaço para cenários de impunidade.

“Na prática, operações da Polícia Federal que envolvam parlamentares correm o risco de se tornarem inócuas, já que o início de processos penais dependerá de autorização das respectivas Casas Legislativas”, destacou o comunicado.

De acordo com os delegados, a proposta compromete a transparência, fragiliza o combate à criminalidade e fere o princípio da igualdade de todos perante a lei.

Ameaça ao equilíbrio entre os Poderes

Segundo o Agência Brasil, a nota também alerta que o controle político irrestrito sobre investigações envolvendo deputados e senadores ameaça o equilíbrio entre os Poderes da República e limita gravemente a atuação dos órgãos de persecução penal.

“Os delegados de Polícia Federal reafirmam que o Parlamento é o espaço legítimo para os grandes debates nacionais. Contudo, ressaltam que as demandas da sociedade e o fortalecimento da democracia devem prevalecer sobre qualquer iniciativa que crie privilégios injustificáveis”, concluiu a ADPF.

Por Paraíba Master

Relacionados