19 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Protesto contra PEC da Blindagem reúne manifestantes em João Pessoa neste domingo (21)

 Protesto contra PEC da Blindagem reúne manifestantes em João Pessoa neste domingo (21)

Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

#Compartilhe

A cidade de João Pessoa será palco, neste domingo (21), de um ato público contra a chamada PEC da Blindagem, aprovada recentemente na Câmara dos Deputados. A manifestação está marcada para as 9h, no Busto de Tamandaré, na orla da capital paraibana.

A mobilização na Paraíba é organizada por centrais sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), além de movimentos sociais e entidades civis. A deputada estadual Cida Ramos (PT) confirmou a articulação coletiva do ato.

Segundo informações do Portal Brasil de Fato, a PEC tem gerado manifestações em diversas cidades brasileiras. O texto aprovado na Câmara prevê que processos criminais contra deputados e senadores só poderão ser iniciados com autorização do Congresso Nacional. A proposta também estabelece que essa autorização seja decidida em votação secreta, o que tem sido alvo de críticas de diversos setores da sociedade.

Além de João Pessoa, estão confirmados atos em cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Belém e Manaus. Os protestos estão sendo organizados por movimentos sociais, sindicatos e grupos civis.

Bancada paraibana no Senado já se posicionou

Enquanto as manifestações ganham força, os três senadores da Paraíba já anunciaram que votarão contra a PEC no Senado. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) foi o primeiro a se manifestar. Em seguida, Daniella Ribeiro (PP) e Efraim Filho (União Brasil) também confirmaram voto contrário à proposta.

Caso o texto seja aprovado no Senado, a PEC poderá ser promulgada diretamente pelo Congresso, sem necessidade de sanção presidencial.

Por Paraíba Master

Relacionados