23 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Adriano Galdino admite possível retirada da pré-candidatura ao Governo da Paraíba em 2026

 Adriano Galdino admite possível retirada da pré-candidatura ao Governo da Paraíba em 2026

Foto: Reprodução

#Compartilhe

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (Republicanos), sinalizou nesta segunda-feira (22) a possibilidade de desistir de sua pré-candidatura ao Governo do Estado nas eleições de 2026. A declaração foi feita após a inauguração da nova sede da Agência de Regulação da Paraíba (ARPB), em João Pessoa.

Galdino condicionou a continuidade do projeto eleitoral ao desempenho nas pesquisas internas e ao apoio político. Segundo o parlamentar, sua pré-candidatura depende de alcançar pelo menos 20% das intenções de voto até dezembro deste ano.

“Se eu chegar em dezembro e não conseguir os 20%, eu não vou insistir numa candidatura que não teve o apoio do meu partido, nem o apoio do governo como eu esperava. Não estou em uma candidatura solo”, afirmou.

Apesar de atuar nos bastidores para viabilizar o nome como alternativa ao Palácio da Redenção, Galdino reforçou que sua decisão será tomada com base em números e articulações partidárias. Diante da possibilidade de recuar da disputa majoritária, o presidente da ALPB indicou que deve permanecer como deputado estadual: “A tendência é continuar como deputado estadual”, declarou.

Galdino tem adotado um tom crítico à condução administrativa do atual governo estadual, embora mantenha um discurso alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), buscando se posicionar como um aliado estratégico do projeto nacional do petista na Paraíba.

O cenário político para 2026 segue indefinido dentro da base governista, especialmente após o rompimento do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), e as recentes declarações do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que sugerem a articulação de uma nova frente de oposição.

Com forte influência no interior do estado e protagonismo no Legislativo paraibano, Adriano Galdino afirma que só baterá o martelo sobre seu futuro político no fim do ano, após análise de pesquisas e diálogo com partidos aliados.

Por Paraíba Master

Relacionados