Pesquisa aponta falta de interesse dos estudantes nos cursos de Engenharia

Foto: reprodução
Uma nova pesquisa nacional encomendada pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE e realizada pelo Instituto Locomotiva com 1.150 estudantes do Ensino Médio, revela que apenas 12% têm interesse em cursar Engenharia, o que equivale a 2,3 milhões de jovens no Brasil, segundo estimativa baseada na PNAD 2024. Os dados indicam que a insegurança com matemática, o alto custo da graduação e a falta de identificação com a carreira são fatores decisivos para esse desinteresse.
O resultado acende um sinal de alerta para o Brasil: a possível escassez de engenheiros pode comprometer a capacidade de inovação e competitividade do país em setores estratégicos como infraestrutura, energia, tecnologia e indústria.
Os dados apontam ainda para um sério problema educacional: 79% dos entrevistados afirmam que as falhas na educação básica desmotivam a iniciar ou continuar cursos de graduação.
Outros destaques da pesquisa:
Ciências Exatas perdem para Humanas em preferência para cursos de ensino superior
● 49% preferem disciplinas de Humanas, contra 28% que preferem Exatas.
● A insegurança com matemática é um fator central: média de segurança com a matéria é apenas 5,2 (em 10).
Matemática e custos afastam jovens da Engenharia
● 22% dos que não querem Engenharia citam dificuldades com matemática como principal motivo.
● Entre os que pretendem Engenharia, apenas 16% se sentem “muito seguros” com cálculos.
● 8 em cada 10 estudantes acreditam que cursos de Engenharia são caros e isso pode levar à desistência.
● Dificuldades financeiras foram citadas como o principal motivo de possível desistência por 23% dos interessados no curso.
Os três principais motivos de desinteresse pelos cursos de Engenharia:
● 46% em interesse em outras áreas;
● 22% dificuldades com matemática ou demais áreas que envolvem cálculos;
● 8% dificuldades financeiras.
CIEE 61 anos: Imparável
Desde sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola, maior ONG de inclusão social e trabalho jovem da América Latina, se dedica à capacitação profissional de jovens e adolescentes. A instituição, responsável pela inserção de 7 milhões de brasileiros no mundo do trabalho, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.
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Paraíba Master com informações da Assessoria