25 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Aeronave de Segundo Suplente de Senador na Paraíba entra na investigação sobre fraudes do INSS

 Aeronave de Segundo Suplente de Senador na Paraíba entra na investigação sobre fraudes do INSS

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

#Compartilhe

O nome do advogado Erik Marinho ganhou notoriedade nos desdobramentos da Operação Sem Desconto, que investiga fraudes que podem somar até R$ 6 bilhões no INSS. Segundo informações do Portal Paraíba Já, Marinho, que é Segundo Suplente do atual senador paraibano Efraim Filho (União Brasil), aparece como proprietário de um jatinho que foi utilizado tanto pelo lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, quanto pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA), ambos envolvidos no esquema.

A aeronave, um modelo Beech F90, com prefixo PT-LPL, está registrada em nome da empresa Air Connect S/A, da esposa de Marinho, mas o advogado confirmou ser o verdadeiro proprietário do jato. O avião foi usado por Antonio Antunes em pelo menos duas ocasiões em 2024 e também foi avistado transportando o senador Weverton entre Brasília e São Luís em viagens recentes.

Marinho, embora eleito na Paraíba, reside em São Luís e tem frequentado eventos ao lado do senador Weverton. Este, em uma sessão no Senado em setembro de 2024, chegou a se referir a Marinho como seu “amigo advogado”, gerando ainda mais especulações sobre os laços entre eles.

Em relação ao uso da aeronave, Marinho afirmou que o compartilhamento do jato com outras pessoas, incluindo o lobista, é uma prática comum entre proprietários de aviões. Segundo o advogado, Antunes pagou pelo uso da aeronave, mas ele não se recorda das datas exatas das viagens. Marinho também recebeu uma procuração de Antunes para atuar na defesa do lobista na Operação Sem Desconto, o que lhe dá acesso a informações sigilosas da investigação conduzida pela Polícia Federal e acompanhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar de a defesa pública de Antonio Antunes ser feita pelo advogado Cleber Lopes de Oliveira, a relação de Marinho com o caso é vista com preocupação, já que ele tem acesso a informações chave da apuração. A prisão de Antunes, no dia 12 de setembro, e sua convocação para depor na CPMI do INSS, que investiga o esquema de fraudes, tornaram ainda mais evidente o entrelaçamento entre políticos e investigados. A comissão também avalia convocar Erik Marinho para que ele preste esclarecimentos sobre seu envolvimento no caso e o uso da aeronave.

Senador Weverton (PDY-MA) desembarcando em Brasília em 15/09/2025.
Fotos: Kebec Nogueira/Metropoles

Segundo Suplente a Senador, Erik Marinho.
Foto: Reprodução

Por Paraíba Master

Relacionados