Secretaria de Educação promove atividade de campo para alunos aprenderem sobre aviação

Foto: reprodução
Os alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram, na tarde desta quinta-feira (25), de uma aula campal no hangar do Aeroclube Estância Ouro Verde, em Santa Rita, proporcionando aos estudantes uma vivência prática e enriquecedora sobre o universo da aviação. Na quarta-feira (24), outras turmas com mais 20 alunos também vivenciaram essa experiência.
Durante a visita, eles conheceram de perto as rotinas de trabalho de um piloto, compreendendo suas principais responsabilidades, como a checagem pré-voo, o planejamento da rota, a comunicação com a torre de controle e a tomada de decisões para garantir a segurança de todos a bordo.
“Eu achei muito legal. Eu achei interessante a biruta que mostra para a gente para onde o vento está indo. A gente viu em sala de aula algumas coisas sobre aviação, mas é diferente demais vendo aqui pessoalmente, de perto, poder taxiar no avião”, disse com alegria a aluna da Escola Municipal Aruanda, Ana Júlia.
Dos 40 estudantes que vivenciaram essa experiência a Ana Júlia é uma das seis classificadas para participar, no mês de novembro, no Rio de Janeiro, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Olimpíada Brasileira de Foguete (Obafog).
“A gente trabalha para participar da OBA e da Obafog e com isso sempre trabalhamos essa questão de aerodinâmica já que produzimos os foguetes com garrafas retornáveis. Eles já estão ansiosos para a Olimpíada no Rio de Janeiro e eu, com o professor, fico gratificado e feliz ao ver o resultado alcançado por eles”, afirmou com orgulho o professor da Escola Municipal Anayde Beiriz, Kelvin Coutinho.
No hangar, os alunos também tiveram contato com os aspectos técnicos e mecânicos que envolvem o funcionamento das aeronaves.
Foram apresentados os principais componentes, como motores, asas, trem de pouso e sistemas de navegação, destacando-se a importância da manutenção preventiva e das inspeções periódicas para o bom desempenho dos aviões.
Todo o passeio é acompanhado pelos responsáveis pelo Aeroclube, além da empresa DYX Panorâmicos, especializada em voos panorâmicos, e da empresa JPA Manutenção de Aeronaves, responsável pela manutenção e inspeção técnica das aeronaves.
“A importância da aula de campo está no fato de que a experiência no hangar possibilita integrar teoria e prática, permitindo que os estudantes vivenciem de perto os conhecimentos aprendidos em sala de aula e durante a preparação das olimpíadas. Ao observar o funcionamento das aeronaves, sua aerodinâmica e compreender as atividades realizadas pelos pilotos e conhecer os processos de manutenção, eles conseguem perceber a aplicação real dos conteúdos estudados”, ressaltou o chefe da Seção de Apoio ao Grêmio Estudantil da Sedec, Bruno Chaves.
Por Paraíba Master