Pesquisa Ipespe indica melhora na percepção sobre a economia brasileira
Marcello Casal JrAgência Brasil
Uma nova pesquisa do Ipespe, divulgada nesta segunda-feira (29), aponta uma melhora na percepção dos brasileiros sobre os rumos da economia do país. O percentual de pessoas com visão positiva subiu de 37% para 40%, enquanto a parcela que enxerga o cenário de forma negativa diminuiu de 58% para 54%.
Segundo o levantamento, trata-se do primeiro recuo significativo no saldo negativo desde o início da série histórica. Além disso, a percepção de crescimento econômico também avançou, passando de 35% para 38%, superando os 36% que acreditam em retrocesso.
A pesquisa destaca ainda que a visão otimista sobre a prosperidade econômica é mais frequente entre os extremos da renda: 40% entre os mais pobres e 43% entre os mais ricos. Já a classe média apresenta o maior índice de pessimismo, com 56% dos entrevistados demonstrando preocupação com a economia.
Realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, o estudo ouviu 2.500 pessoas por meio de um modelo híbrido, que combinou entrevistas presenciais e online. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%.
Por Paraíba Master