Após conversa entre Lula e Trump, EUA reduzem tarifas sobre produtos brasileiros, diz Alckmin

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em declaração feita neste sábado (4), o vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou um novo avanço nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Segundo ele, após um breve encontro entre o presidente Lula e o ex-presidente norte-americano Donald Trump, durante a Assembleia-Geral da ONU, os EUA decidiram reduzir tarifas sobre diversos produtos brasileiros, como móveis, armários e madeira serrada.
De acordo com informações da Agência Brasil, produtos que antes eram taxados em até 50% passaram a ter tarifas de 10% a 25%. Alckmin destacou que a medida representa a exclusão de aproximadamente US$ 370 milhões em exportações brasileiras do chamado “tarifaço” imposto anteriormente pela Seção 232 da legislação comercial americana.
O vice-presidente também comentou os impactos positivos do programa Carro Sustentável, que, desde julho, vem impulsionando as vendas de veículos de entrada fabricados no Brasil. Segundo ele, o incentivo à indústria de veículos menos poluentes tem importância econômica, social e ambiental.
Ainda segundo Alckmin, Lula e Trump devem ter um novo encontro em breve — presencial ou virtual — para dar continuidade às tratativas que visam fortalecer o comércio bilateral.
Por Paraíba Master