Campanha Nacional de Vacinação para Crianças e Adolescentes Até 15 Anos Está Ativa Até 31 de Outubro

Foto: Divulgação
O Ministério da Saúde informa que crianças e adolescentes com até 15 anos podem atualizar a caderneta nacional de vacinação até o dia 31 de outubro. Todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estão disponíveis em unidades de saúde de todo o país.
Para apoiar a campanha, foram distribuídas mais de 6,8 milhões de doses neste mês das crianças, além de um repasse de R$ 150 milhões aos órgãos municipais e estaduais para fortalecer a logística e a organização das ações locais.
Durante o lançamento da campanha, no início de outubro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a importância da imunização, destacando a segurança e a eficácia das vacinas utilizadas no Brasil. “Os avanços na saúde só foram possíveis porque gerações anteriores enfrentaram desafios para garantir a vacinação, mesmo em tempos difíceis, quando as vacinas não estavam disponíveis rotineiramente nas unidades básicas de saúde”, afirmou.
As vacinas disponíveis incluem imunizantes contra:
-
BCG
-
Hepatite B
-
Penta (DTP/Hib/HB)
-
Poliomielite inativada
-
Rotavírus
-
Pneumocócica 10 valente (conjugada)
-
Meningocócica C (conjugada) e ACWY (conjugada)
-
Influenza
-
Covid-19
-
Febre amarela
-
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
-
Varicela
-
DTP
-
Hepatite A
-
HPV
Chamada Digital e Acompanhamento da Vacinação
Para ampliar o alcance da campanha, o Ministério da Saúde fará notificações via aplicativo Meu SUS Digital, que já conta com cerca de 40 milhões de usuários. A plataforma gratuita, disponível para web, iOS e Android, permite que pais e responsáveis acompanhem o status vacinal das crianças em tempo real, além de disponibilizar a Caderneta Digital de Saúde da Criança. O acesso exige cadastro no Gov.br.
Avanços na Cobertura Vacinal
Conforme o ministério, os últimos anos registraram avanços importantes na vacinação infantil. Entre 2022 e 2024, a imunização contra a poliomielite em menores de dois anos aumentou 17%, enquanto a cobertura da tríplice viral cresceu 40%.
Além disso, o Brasil intensificará a vacinação contra o sarampo, devido ao aumento de casos na América do Norte, região que concentra 99% dos registros recentes nas Américas. A vacina está disponível para pessoas entre 1 e 59 anos.
Dia D de Mobilização: 18 de Outubro
No próximo dia 18, será realizado o Dia D da vacinação, com funcionamento especial dos postos de saúde em todo o país. Segundo Alexandre Padilha, “embora a vacinação esteja disponível diariamente nas unidades básicas, essa data será fundamental para concentrar esforços em áreas com maior concentração de crianças e garantir ampla proteção.”
Por Paraíba Master