13 de outubro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Paraíba registra mais de 230 denúncias de assédio no trabalho em seis meses, aponta MPT

 Paraíba registra mais de 230 denúncias de assédio no trabalho em seis meses, aponta MPT

Foto: Divulgação

#Compartilhe

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) recebeu, entre janeiro e junho de 2025, um total de 233 denúncias de assédio no ambiente profissional, o que representa uma média de duas ocorrências por dia no estado. Os dados foram divulgados recentemente pelo órgão.

Do total de queixas registradas neste primeiro semestre, 216 são relacionadas a assédio moral e 17 tratam de assédio sexual. Os números reforçam a necessidade de atenção e enfrentamento ao problema dentro das relações de trabalho.

Em todo o ano de 2024, o MPT-PB contabilizou 458 denúncias, sendo 420 por assédio moral e 38 por assédio sexual. Embora os dados de 2025 sejam parciais, o volume já indica uma tendência de manutenção ou até aumento dos casos ao longo do ano.

A procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho destacou a importância da denúncia como forma de combate e prevenção ao assédio.

“O combate ao assédio no trabalho é um tema muito caro para o MPT, pois leva ao adoecimento mental. É importante denunciar para que possamos atuar”, afirmou.

Como denunciar

As denúncias de assédio no trabalho podem ser feitas de forma anônima ou sigilosa, garantindo a proteção da identidade do denunciante. O registro pode ser realizado pelo site do MPT na Paraíba ou no portal nacional do Ministério Público do Trabalho.

Na Paraíba, também está disponível um canal direto via WhatsApp, pelo número: (83) 3612-3128.

Por Paraíba Master

Relacionados