Casos de arboviroses caem na Paraíba em 2025, mas SES reforça alerta contra Aedes aegypti

Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba divulgou um novo boletim epidemiológico que aponta queda expressiva nos casos de arboviroses em 2025. Os dados, atualizados até 4 de outubro, mostram um total de 7.783 casos prováveis no estado, com a dengue liderando os registros.
Conforme o levantamento, a dengue representa 84,22% dos casos (6.555), seguida pela oropouche, com 652 notificações. A chikungunya soma 559 casos e a zika, 17.
Comparando com o mesmo período de 2024, os números revelam uma tendência de redução: os casos prováveis de dengue diminuíram 49,93%, chikungunya caiu 64,35% e zika apresentou queda de 79,52%.
Apesar do cenário mais favorável, a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Transmissíveis da SES, Fernanda Vieira, alerta que a vigilância não pode ser relaxada. “O controle dessas doenças é resultado de um esforço coletivo entre as equipes de saúde e a população. Ainda temos o desafio de reduzir ainda mais esses índices, mantendo as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti”, afirmou.
O boletim também confirma oito óbitos por arboviroses este ano: seis por dengue — quatro em João Pessoa, um em Soledade e outro em São Domingos do Cariri — e dois por chikungunya, nos municípios de Campina Grande e Prata. Não há mortes confirmadas ou sob investigações relacionadas à zika.
A população pode acessar o boletim completo por meio do site oficial da SES:
Por Paraíba Master