13 de outubro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Funesc sedia exposição ‘Sargaços’, que aborda poluição dos mares e educação ambiental

 Funesc sedia exposição ‘Sargaços’, que aborda poluição dos mares e educação ambiental

– Foto: Cacio Murilo de Vasconcelos

#Compartilhe

A Galeria de Arte Archidy Picado, localizada no Espaço Cultural da Paraíba, abre nesta quinta-feira (9), a partir das 19h, a exposição ‘Sargaços’, da artista Rosilda Sá. A visitação ocorre até o dia 14 de novembro e é gratuita.

Bordados, esculturas e instalações estão presentes nas mais de 25 obras inéditas reveladas em ‘Sargaços’. Nelas, Rosilda faz um mergulho em suas memórias afetivas, estéticas e cenestésicas da infância, nos lugares de origem – a casa materna (dos avós), a praia e o mar. Contudo, além dos aspectos pessoais e íntimos, as obras reverberam questões coletivas urgentes na pauta global sobre o futuro do planeta, em especial, a do plástico que invade os mares.

No texto curato rial Amanda Tavares correlaciona o poema “Mar Absoluto” de Cecília Meireles para tecer suas considerações sobre a obra da artista. Para ela, o “mar absoluto” de Rosilda Sá “não é apenas a invocação de uma paisagem, mas um cruzamento simbólico: diz tanto sobre a ancestralidade, a pulsão memorial e uma certa busca mística pelo Absoluto quanto sobre o presente e incerteza em relação ao futuro”. A curadora considera ainda, que há “uma dimensão infinita e ambivalente no mar que atravessa a obra” da artista, “o mar emerge como metáfora de um mundo em risco, campo em que desejo e destino se entrelaçam às denúncias sobre a especulação imobiliária, a poluição e a crise climática

As visitações acontecem de segunda à sexta das 8h às 21h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 16h.

 Ações educativas

Durante a exposição haverá mediação e ações educativas. Essas ações têm os apoios do Projeto Mares sem Plástico (UFPB), coordenado pela Dra. Cláudia de O. Cunha; do Projeto Artes Visuais & Inclusão (UFPB), coordenado pelo Dr. Robson Xavier, que trabalha com os grupos do Instituto dos Cegos da Paraíba, Associação Ame Down e Instituto Paraibano de Envelhecimento (IPE/UFPB); do Laboratório de Cerâmica/LABCE/DAV/CCTA/UFPB, coord. Dra.Rosilda Sá. As seis ações educativas estão previstas para os dias 13, 18, 26, 27 e 29 de outubro e 12 de novembro.

Serviço:

Sargaços

Artista: Rosilda Sá

Curadoria e texto curatorial: Amanda Tavares

Abertura: 09 de outubro de 2025, às 19h Visitação: Até 14 de novembro de 2025

Local: Galeria de Arte Archidy Picado – Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego – Funesc

Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba

Relacionados