12 de novembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Campina Grande sedia Seminário de Catadores promovido pelo Governo da Paraíba

 Campina Grande sedia Seminário de Catadores promovido pelo Governo da Paraíba

Foto: Divulgação

#Compartilhe

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e da Secretaria Executiva de Economia Solidária, iniciou, nessa quinta-feira (9), o Seminário Estadual de Catadoras e Catadores de Resíduos Sólidos da Paraíba. O evento ocorre no Centro de Formação de Educadores de Campina Grande e tem o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas de resíduos sólidos e o protagonismo dessa população. O seminário segue até esta sexta-feira (10).

“Catadoras e Catadores Construindo Justiça Socioambiental: trabalho coletivo, inclusão e dignidade nos territórios solidários” – é o tema central da discussão. Participam dos debates, gestores estaduais, municipais, estudantes, professores e convidados.

O evento busca fortalecer e valorizar o segmento dos catadores, além de promover a troca de experiência e debates voltados à sustentabilidade e à inclusão social.

Cerca de 100 representantes de 26 associações de materiais recicláveis da Zona da Mata, Agreste, Brejo e Sertão participam de diversas mesas temáticas que abordam reflexões sobre os desafios e perspectivas da política dos Catadores em nível estadual e nacional.

A programação começou com apresentação dos catadores dos quatro territórios paraibanos e diversos serviços gratuitos do Programa Cidadão, Defensoria Pública, Hospital de Trauma de Campina Grande e da 3ª Gerência Regional de Saúde.

O secretário-executivo de Economia Solidária, Roberto Beltrão, enfatizou que o seminário estadual foi um espaço fundamental para celebrar e reconhecer a importância da categoria para a sociedade. “Estamos juntos por essa causa tão essencial para o nosso estado. Vamos seguir firmes, trazendo justiça social e dignidade a essa categoria”, disse.

O procurador do Ministério Público Federal, José Godoy, comentou a importância do seminário para os catadores. “Estou feliz em participar e feliz que esteja acontecendo esse momento. São profissionais essenciais para a sustentabilidade e o Meio Ambiente e que, por isso, devemos enquanto sociedade tratar com cuidado e seriedade da sua dignidade, da sua sustentabilidade e principalmente da qualidade de vida desses profissionais”.

O integrante da Coordenação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e presidente da Unicatadores, Luiz Henrique da Silva, ressaltou que esse encontro de lideranças de catadores, com debates qualificados, é um avanço em âmbito estadual e municipal.

“Estou surpreso. Primeiro pelo nível das discussões e apresentações. Esse encontro está sendo muito importante para a categoria perceber quem é e onde pretende chegar. Eu acho que esse intercâmbio é positivo e que iremos colher muitos frutos”.

A professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Maria de Fátima Araújo, considerou um momento importante para a reorganização da categoria do estado. “Esse momento é de construção da política pública voltada aos catadores que tem uma pauta junto aos municípios, que se constitui no cumprimento da Lei 12.305/2010, que determina o pagamento por serviços prestados”.

A representante das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis da Paraíba, da Zona da Mata, Egrinalda dos Santos, enfatizou com alegria sua participação no seminário. “Ele traz diversos benefícios para a categoria, além da visibilidade e fortalecimento da gente, nos dá oportunidade de discutir políticas públicas e melhorias para o nosso povo”.

A catadora e presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Solânea (Agreste), Maria Avany dos Santos, reforçou o aprendizado. “Aqui nós aprendemos muito, não só na questão dos catadores, como em outras situações também. Tem muitos que não sabem ainda o que é reciclagem, como destinar, separar, a gente aprende tudo aqui”, observou.

Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba

Relacionados