12 de novembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Direitos Humanos são tema da 5ª Conferência Estadual promovida pelo Governo do Estado

 Direitos Humanos são tema da 5ª Conferência Estadual promovida pelo Governo do Estado
#Compartilhe

O Governo da Paraíba e o Conselho Estadual dos Direitos Humanos promovem, até esta sexta-feira (10), a 5ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos (ConDH). O evento ocorre no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e tem o objetivo de discutir e fortalecer a política pública no estado. Autoridades e representantes de diversos segmentos e instituições ligadas aos Direitos Humanos participam dos debates.

Estiveram presentes na abertura, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton e o secretário estadual da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Nunes. Ambas as Secretarias foram responsáveis pela realização da Conferência, juntamente com o Conselho Estadual dos Direitos Humanos, que tem como presidente José Alexandre Guedes.

Ainda na Mesa Solene: Eduardo Guimarães (do Conselho Nacional dos Direitos Humanos); a secretária Lídia Moura (da Secretaria Estadual das Mulheres e Diversidade Humana); o juiz federal Rogério Roberto Gonçalves de Abreu (da Justiça Federal/PB); o desembargador Carlos Eduardo Leite Lisboa (TJPB); a procuradora Janaína Andrade de Sousa (do MPF); a promotora Fabiana Lobo (MPPB); o advogado Harrison Targino (OAB/PB); Marcos Faro Eloy Dunda (do Incra/PB) e Eugênio Herculano (da Funai/PB).

Na oportunidade, a secretária Pollyanna Werton destacou a importância do evento. “Estão aqui todos os segmentos: de mulheres, de minorias, de negros, dos ciganos, dos indígenas, dos quilombos, entendendo que nenhum direito a menos a nenhum cidadão paraibano. Entendendo também que este espaço é um espaço de construção. Nenhuma política pública está fechada; ela é possível modificar, é possível ajustar. E certamente, nessa construção, nesse diálogo, de forma pedagógica, nós iremos levar a melhor proposta para a Conferência Nacional em Brasília e lá, lutar para que os nossos anseios de povo paraibano sejam realmente traduzidos em política pública. E política pública com acesso a direitos humanos, à autonomia e, acima de tudo, igualdade de oportunidade e tratamento”, ressaltou a secretária.

Segundo o secretário Jean Nunes, “é um evento de grande importância para o nosso estado. A gente precisa trazer os temas dos Direitos Humanos para uma discussão estadual e levar para a plenária nacional, para podermos cada vez mais debater, esclarecer e aumentar a discussão”.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos destacou a importância da Conferência, realizada pela última vez em 2016. “Essa 5ª Conferência de Direitos Humanos é a retomada do processo de reconstrução de políticas públicas de Direitos Humanos na Paraíba. Ela retoma, através de seus seis eixos, o debate, a construção e formulação de políticas públicas de Direitos Humanos na Paraíba que vai compor o Plano Estadual de Direitos Humanos no seu término para podermos consolidar e transformar essas propostas em políticas públicas na Paraíba”.

O representante do Conselho Nacional dos Direitos Humanos falou sobre a satisfação de participar do Evento na Paraíba. “Eu quero dizer aqui da felicidade que o Conselho Nacional tem de acompanhar a etapa estadual da Conferência na Paraíba, que vai discutir propostas para reorganizar o Sistema de Direitos Humanos no Brasil, para garantir a dignidade humana de todos e todas nesse País. Defender direitos é um direito inalienável e os Direitos Humanos existem para isso, para estabelecer dignidade humana, boas relações entre nós, que a gente possa garantir viver em paz e em justiça”.

Nesta sexta-feira, o evento continua com a palestra da professora da UFPB Lúcia de Fátima Guerra Ferreira sobre “Consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, além da discussão de grupos de trabalhos em seis eixos temáticos, a apresentação e votação das propostas e a eleição dos delegados que irão representar a Paraíba na 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, prevista para acontecer de 10 a 13 de dezembro, em Brasília.

 

WhatsApp Image 2025-10-09 at 17.32.08.jpeg      WhatsApp Image 2025-10-09 at 17.32.07.jpeg          WhatsApp Image 2025-10-09 at 17.32.15.jpeg

 

 

WhatsApp Image 2025-10-09 at 17.32.13.jpeg        WhatsApp Image 2025-10-09 at 17.32.14.jpeg

WhatsApp Image 2025-10-09 at 17.31.52.jpeg

Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba

Relacionados