11 de outubro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Paraíba Recebe Antídoto de Emergência Contra Intoxicação por Bebidas Adulteradas

 Paraíba Recebe Antídoto de Emergência Contra Intoxicação por Bebidas Adulteradas

Foto: Divulgação

#Compartilhe

A Paraíba recebeu nesta sexta-feira (10) o antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o medicamento, chamado Formezipol, é uma solução injetável enviada pelo Ministério da Saúde como parte da distribuição nacional para atender casos de emergência toxicológica.

De acordo com o Portal G1, o tratamento com Formezipol deve ser iniciado assim que houver suspeita de contaminação, sem necessidade de confirmação laboratorial, seguindo um protocolo de doses que garante a rápida eliminação do metanol pelo organismo. A melhora geralmente ocorre em até 48 horas, e em casos mais graves, o tratamento pode ser combinado com diálise. Até o momento, a Paraíba não registrou casos confirmados de intoxicação.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) também se manifestou nesta sexta-feira, emitindo recomendações para evitar intoxicações. Entre elas estão: comprovação da origem das bebidas alcoólicas, notificação obrigatória de casos suspeitos por hospitais e unidades de saúde, e classificação técnica das bebidas para melhor controle e transparência ao público.

O antídoto chega após a Anvisa autorizar, no domingo (5), a importação de 2.600 frascos de Formezipol para o país, destinados a combater intoxicações por bebidas destiladas adulteradas, como cachaças. Conforme alerta do MPPB, bares, restaurantes e distribuidores devem comercializar apenas produtos com registro, rótulo e nota fiscal, garantindo segurança ao consumidor.

Segundo informações do Portal G1, a chegada do medicamento e as medidas de fiscalização reforçam a atenção das autoridades para prevenir novos casos e assegurar respostas rápidas em situações de risco à saúde pública.

Por Paraíba Master

Relacionados