14 de outubro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Governo descarta retorno do horário de verão em 2025, afirma ministro Alexandre Silveira

 Governo descarta retorno do horário de verão em 2025, afirma ministro Alexandre Silveira

06/12/2022 REUTERS/Adriano Machado

#Compartilhe

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal não pretende retomar o horário de verão neste ano. A declaração foi dada em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), após especulações surgidas em julho, quando a escassez de chuvas e o uso de termelétricas elevaram a tarifa de energia para a bandeira vermelha patamar 1.

Na época, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alertou para os níveis abaixo da média nos reservatórios, o que acendeu o debate sobre medidas para conter o consumo de energia — entre elas, a possível volta do horário de verão, extinto em 2019.

Segundo Silveira, no entanto, o cenário mudou. Ele destacou que as condições de geração de energia no país são atualmente favoráveis, o que elimina a necessidade de adotar o antigo modelo de adiantamento dos relógios.

“O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avalia mensalmente a segurança energética nacional e a modicidade tarifária. Graças ao planejamento estratégico e ao índice de chuvas satisfatório nos últimos anos, temos segurança energética plena para este ano. Portanto, não há qualquer necessidade de retomar o horário de verão”, afirmou o ministro.

O horário de verão deixou de ser adotado no Brasil após estudos técnicos apontarem que, com a mudança nos hábitos de consumo de energia e maior uso de aparelhos eletrônicos ao longo do dia, a economia gerada pela medida havia se tornado irrelevante.

Por Paraíba Master

Relacionados