Lula Anuncia Nova Rodada de Diálogo com EUA: ‘Relação é Química’, Afirma Presidente

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Em um evento no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que o governo brasileiro e autoridades dos Estados Unidos devem se reunir novamente amanhã, quinta-feira (16), para uma nova rodada de negociações. A conversa, embora não tenha detalhes específicos sobre os participantes, promete ser uma continuação dos diálogos iniciados durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, quando Lula e o ex-presidente Donald Trump trocaram breves palavras.
“A nossa relação, a relação humana, é química,” afirmou o presidente, em referência ao clima amistoso da conversa com Trump, onde, segundo ele, não houve uma “química imediata”, mas uma “indústria petroquímica” com a possibilidade de evoluir para questões mais substanciais. A declaração foi feita durante a cerimônia de comemoração do Dia dos Professores, no Rio, onde também compareceu o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
Segundo o Portal CNN Brasil, em uma conversa de aproximadamente 30 minutos, realizada após o encontro na ONU, Lula e Trump abordaram temas como as tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. O tom da ligação foi considerado “amigável” por fontes do governo brasileiro, e a expectativa é que o novo diálogo siga na mesma linha de entendimento.
No evento de hoje, Lula também aproveitou para comentar sobre a atual composição do Congresso Nacional, criticando o que considera uma baixa qualidade do nível das discussões. “Nunca tivemos uma qualidade tão baixa no Congresso como agora”, declarou o presidente, refletindo sua preocupação com o cenário político no Brasil.
Por Paraíba Master