16 de outubro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Outubro Rosa: FCJA realiza visita sensorial para conscientizar sobre o autoexame das mamas

 Outubro Rosa: FCJA realiza visita sensorial para conscientizar sobre o autoexame das mamas

Foto: Divulgação

#Compartilhe

Fundação Casa de José Américo (FCJA) realiza, nesta sexta-feira (17), das 10h às 12h, a ‘Visita Sensorial Outubro Rosa’, ação que objetiva incentivar mulheres para o autoexame da mama, principal procedimento para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura e que permite tratamentos menos agressivos contra o câncer. A FCJA está localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana.

No mês da conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a ação na FCJA propõe aos participantes andarem de olhos vendados pelas dependências da instituição sobre um caminho com elementos naturais, em um ambiente com materiais orgânicos, como grama, pedras e areia. Ao tocar esses materiais, as pessoas sentirão diferentes texturas e perceberão também, por meio do olfato, aromas diversificados, como de ervas, temperos, flores e frutas, promovendo uma experiência sensorial.

O objetivo da visita, além de trazer diversos benefícios à saúde, é lembrar e mobilizar as mulheres da importância do autoexame e de que, assim como tocar a natureza faz bem, estimular o corpo traz o autoconhecimento e a descoberta de possíveis doenças.

“Esse projeto é de grande magnitude, aproveitando o espaço da própria Fundação, em frente ao mar, com pomar e jardim, proporcionando esse contato com a natureza. Isso irá trazer benefícios para a nossa saúde. Os tratamentos de prevenção realizados com esses elementos, até mesmo os tratamentos naturais pós-quimioterapia, trazem cura evolutiva eficaz”, explica Nair Reimberg, fitoterapeuta herbalista e floral.

A ação na FCJA é gratuita e prevê receber um bom público e os servidores da instituição, para juntos emergirem, segundo Nair, na experiência sensorial e de apoio à causa do Outubro Rosa. Na oportunidade, serão distribuídos folhetos com informações didáticas de como realizar o autoexame da mama.

“Levar as pessoas a terem essa experiência com a natureza é também levá-las a um lugar de paz, o que nos traz saúde mental, nos tornando mais saudáveis. Encontrar na natureza esse bem-estar é um privilégio. É unir isso a uma campanha tão importante como a do combate ao câncer de mama, conscientizando acerca do autoexame. Isso é uma ação maravilhosa”, garante a psicóloga Shâmara Rached, organizadora da ação.

Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba

Relacionados