Paraíba lidera ranking de açudes em situação crítica no Nordeste, aponta ANA

Foto: Reprodução
A seca prolongada que atinge o Nordeste desde fevereiro tem provocado impactos severos no abastecimento de água, deixando centenas de açudes em situação crítica. A Paraíba é o estado mais afetado da região, com 55 reservatórios operando com menos de 20% da capacidade total de armazenamento.
Os dados são da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e foram confirmados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Dos 55 açudes em situação crítica no estado, 38 registram volumes inferiores a 10%, enquanto os outros 17 estão entre 10% e 20%. As regiões mais afetadas são o Agreste, Brejo, Cariri, Curimataú e Sertão.
A técnica em recursos hídricos da Aesa, Jana Yres, destaca que os mananciais mais prejudicados estão concentrados no centro e no Sertão da Paraíba. “A falta de chuvas desde o início do ano reduziu drasticamente o aporte de água nos reservatórios, comprometendo o equilíbrio hídrico de diversas cidades”, explicou.
De acordo com levantamento da ANA, cerca de 25% dos açudes do Nordeste operam com menos de 20% da capacidade. Além da Paraíba, outros estados também enfrentam dificuldades. Pernambuco contabiliza 34 reservatórios em situação crítica, seguido pelo Ceará, com 31, e o Rio Grande do Norte, com 19.
Técnicos da Aesa seguem monitorando diariamente os níveis dos mananciais e repassando os dados à ANA para auxiliar na formulação de estratégias de gestão e no planejamento do uso racional da água.
Enquanto as previsões não indicam chuvas significativas nos próximos dias, o alerta é para a necessidade de intensificar as ações de mitigação e garantir o abastecimento das populações mais afetadas.
Por Paraíba Master