Tornado destrói 80% de cidade no Paraná deixando mortos e centenas de feridos
Foto: Reprodução/ Vídeo
Um tornado com ventos de até 250 km/h devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na tarde desta sexta-feira (7). Segundo a Defesa Civil Estadual, seis pessoas morreram e 750 ficaram feridas após o fenômeno, que também causou destruição em outras cidades da região, como Guarapuava e Laranjeiras do Sul. O governador Ratinho Junior decretou estado de calamidade pública neste sábado (8).
De acordo com a BBC News, cerca de 80% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi destruída, com 90% das residências e prédios comerciais atingidos. As cenas registradas após o tornado revelam um cenário de devastação: casas completamente destruídas, postes e árvores caídos e veículos soterrados pelos escombros. O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, comparou o local a “um cenário de guerra”.
O fenômeno foi classificado como EF3, em uma escala que vai até cinco, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Meteorologistas afirmam que o tornado foi provocado pela formação de um ciclone extratropical que avança sobre o Sul do país, também responsável por fortes chuvas e ventos em diversas regiões do Rio Grande do Sul.
A Secretaria de Educação do Paraná anunciou a suspensão da aplicação do Enem 2025 em Rio Bonito do Iguaçu neste domingo (9), devido à destruição na cidade. Conforme o protocolo do Inep, os candidatos afetados terão direito à reaplicação da prova em nova data. Enquanto isso, as forças de segurança e equipes de resgate continuam mobilizadas no atendimento às vítimas e no restabelecimento dos serviços essenciais, em meio a uma das maiores tragédias climáticas da história recente do Paraná.
Por Paraíba Master