12 de novembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Em projeto de humanização, Hospital Municipal Santa Isabel leva paciente da UTI para tomar banho de sol

 Em projeto de humanização, Hospital Municipal Santa Isabel leva paciente da UTI para tomar banho de sol

Foto: reprodução

#Compartilhe

O atendimento especializado e humanizado tem feito a diferença na recuperação dos pacientes internos no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura de João Pessoa. E pensando no bem-estar dos pacientes, o HMSI realiza ações para tornar a hospitalização menos dolorosa, reduzindo o estresse e a ansiedade. Uma das atividades é o banho de sol em áreas externas da unidade, como sacadas e pátio.

Entre os pacientes beneficiados com o banho de sol está dona Terezinha Pereira de Almeida, de 87 anos, internada na UTI 3 há 1 mês e 16 dias. Ela chegou ao hospital com pneumonia, onde precisou ser entubada e fazer uma traqueostomia. Atendida pela equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e enfermeiros, dona Terezinha evoluiu muito bem, está consciente e orientada e pode deixar a UTI ainda esta semana.

O médico intensivista Frederico Augusto Ribeiro Clemente, que acompanhou dona Terezinha no banho de sol, com outros integrantes da equipe multidisciplinar, disse que ela ficou emocionada e a equipe também. “Eu vi que estava um pôr do sol muito bonito e que valeria a pena. Ela ficou muito feliz, levantou as mãos para o céu agradecendo. Ela ficou muito contente e bem comovida e a gente também. E o objetivo era justamente esse”, afirmou.

Segundo o especialista, paciente que fica hospitalizado muito tempo, principalmente dentro de uma UTI, tem um contexto de desorientação, por isso iniciativas como essas são importantes para a recuperação dele. “A UTI do Hospital Santa Isabel tem a vantagem de ter janelas e o paciente percebe quando é dia e noite, mas fica lá, parado. E tirar ela um pouco desse ambiente é como trazê-la de volta para a vida”, reforçou.

A médica intensivista Mariana Gama, coordenadora da UTI 3, disse que o projeto do banho de sol é realizado com o paciente estável e visa estimular o bem-estar físico e mental. Sob a supervisão da equipe, ele é levado até a varanda da UTI para ter contato com o ar puro e a luz do sol, o que estimula a produção de hormônios como serotonina e endorfina. “Esses hormônios promovem sensação de felicidade e, assim, nosso paciente se sente acolhido, melhorando o estado de espírito, contribuindo para uma maior adesão ao tratamento e renova as esperanças de recuperação”, completou a profissional.

Os benefícios do banho de sol para os pacientes são inúmeros. Além de minimizar os efeitos da internação, a prática fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, aumenta a produção de vitamina D, diminui riscos de depressão e regula o sono, entre outros aspectos.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados