Aeroporto Castro Pinto encerra 2024 com recordes e planejamento de expansão estratégica
O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em João Pessoa, encerrou 2024 com números que destacam seu papel como um dos terminais de maior ascensão no Nordeste. Foram mais de 1,6 milhão de passageiros embarcando e desembarcando ao longo do ano, um crescimento de 12,2% em comparação a 2023.
O balanço, apresentado em um evento nesta quarta-feira (22) pela Aena Brasil, concessionária que administra o terminal, trouxe à tona tanto os bons resultados quanto os desafios enfrentados para atender à demanda crescente. Marcelo Bento, diretor de relações institucionais e ESG da Aena, destacou, a surpresa positiva com os números registrados:
“Nosso movimento superou as expectativas. Esperávamos um crescimento moderado, já que os números de 2023 tinham recuperado o patamar pré-pandemia. Esse salto reflete uma maior conexão dos passageiros com o estado, aliado aos investimentos na experiência dentro do aeroporto.”
O terminal alcançou novos picos, como a marca de 6.902 passageiros em um único dia, em 14 de janeiro de 2024, muito acima da média diária de 4.387 viajantes.
Destaques na operação e impactos no turismo
Além do crescimento no número de passageiros, o volume de pousos e decolagens também subiu para mais de 15,5 mil operações, alta de 17,2% em relação ao ano anterior. A movimentação de cargas se destacou, registrando um salto de 30%, com 3,6 mil toneladas transportadas.
Outro momento significativo foi a operação durante os Jogos da Juventude, em novembro, onde a Paraíba recebeu 148 mil pessoas durante os jogos, um aumento de 22% no período.
Planos para 2025 e além
Com mais rotas e melhorias estruturais, o aeroporto se posiciona como um eixo importante no turismo e na economia da região. Novas áreas operacionais e comerciais foram implementadas, com o objetivo de melhorar a experiência para passageiros. Já o pátio de aeronaves ganhou três novas posições para comportar até 60% mais voos simultâneos.
Na visão de Marcelo Bento, o desafio está em manter o ritmo de crescimento:
“Ampliamos nossa capacidade para os próximos anos, mas precisamos seguir atentos à qualidade do serviço oferecido.”
Para 2025, a expectativa é um aumento de 5% na oferta de assentos, ajudando o estado a continuar no radar do turismo nacional e internacional. A meta de longo prazo é alcançar a marca de dois milhões de passageiros até 2027.
Entre as personalidades presentes, estavam a senadora Daniella Ribeiro (PSD), o secretário de Turismo de João Pessoa, Vitor Hugo Castelliano, o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, e a prefeita do Conde, Karla Pimentel (PP).
Paraíba Master com informações do Portal T5