Prefeito Cícero inaugura serviço de atendimento odontológico especializado para pacientes com necessidades especiais; veja fotos

Foto: Sérgio Lucena/Renata Medeiros
Com o intuito de oferecer serviços de saúde cada vez mais especializados e humanizados, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o projeto ‘Sorriso em Dia’ que vai realizar atendimentos odontológicos para pacientes com necessidades especiais em centro cirúrgico, no Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso, no bairro de Jaguaribe. Durante o evento de inauguração do serviço, o prefeito Cícero Lucena também entregou uma série de novos equipamentos odontológicos, representando cerca de 50% de renovação da rede.
O atendimento especializado é voltado para pessoas com deficiência, autistas ou neurodivergentes que, devido às suas condições clínicas ou comportamentos desafiadores, não obtiveram sucesso no atendimento odontológico convencional nos CEOs, mesmo após a tentativa de outras técnicas de sedação, como o Óxido Nitroso. Dessa forma, esse novo serviço visa assegurar que esses pacientes tenham acesso a cuidados odontológicos adequados e humanizados, garantindo um ambiente seguro quando necessitarem de sedação medicamentosa ou anestesia geral, proporcionando uma experiência de excelência para o paciente e sua família.
“Isso demonstra a sensibilidade dessa gestão, a disposição de enfrentar os problemas e de humanizar cada vez mais as nossas ações numa área que é fundamental. Se você se colocar no lugar de uma família, de um paciente que não tem como se defender por conta de sua deficiência, mas a família sofre junto com ele. E a gente está ofertando um serviço público de qualidade que poucos planos de saúde oferecem e alguns consultórios particulares, é algo que simboliza de uma forma muito clara qual é o objetivo dessa gestão. É transformar essa cidade numa cidade mais humanizada, uma cidade que tenha coragem de enfrentar os problemas e se preocupe com aquilo que é mais importante que são as pessoas, não só aquelas que têm uma vida normal, mas também daquelas que precisam de uma atenção especial do poder público”, destacou Cícero, que estava acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra.
De acordo com o secretário de Saúde, Luís Ferreira, a implementação desse projeto representa um avanço significativo na saúde pública do Município e reforça o compromisso com a acessibilidade e a equidade no atendimento odontológico. Ele também celebrou a revolução na parte tecnológica que a rede de odontologia está recebendo.
“Nós estamos em um processo de renovação tecnológica em toda rede odontológica da Capital. A Odontologia não comprava equipamentos novos há quase 16 anos. Então, o que nós encontramos na rede de odonto foi o que o prefeito Cícero eixou há quase 20 anos: Então, nós já renovamos todos os consultórios da Atenção Primária. Nós estamos agora entrando na atenção hospitalar, com consultórios portáteis que vão para o Serviço de Atendimento Domiciliar, para que a gente possa atender as pessoas que são acamadas, que não podem sair de casa, e equipamentos como óxido nitroso e anestesia no centro cirúrgico para aqueles pacientes que precisam ser contidos quimicamente para fazer procedimentos odontológicos. Era um serviço que não existia em João Pessoa e agora nós temos”, explicou o secretário de Saúde.
O primeiro procedimento foi realizado no paciente Matheus Falcão, de 30 anos, que tem Síndrome de Down.
“Esse paciente passou por vários locais e a estrutura não era adequada para recebê-lo. Ele, inclusive, tem plano de saúde, mas só aqui na rede municipal ela conseguirá ser atendido de forma especializada”, contou Julia Quintela, coordenadora do projeto ‘Sorriso em Dia’.
Confira os novos equipamentos da rede odontológica municipal:
Autoclave: 82
Compressor odontológico: 80
Consultório odontológico: 94
Bomba de vácuo portátil: 5
Destilador de água: 40
Fotopolimerizador: 69
Laser de baixa potência: 10
Bisturi elétrico: 5
Motor de prótese: 10
Motor de canal: 10
Seladora: 102
Ultrassom: 11
Equipamento de óxido nitroso: 4
Consultório portátil: 5
Vibrador de gesso: 5
Raio X: 5
Veja fotos
Fotos: Sérgio Lucena e Renata Medeiros
Paraíba Master com informações da Secom-JP