Chico César regrava videoclipe de ‘Mama África’ nas ruas de Catolé do Rocha, 30 anos após lançamento

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Nessa terça-feira (18), o cantor paraibano Chico César e sua equipe percorreram as ruas de sua cidade natal, Catolé do Rocha, para uma reedição do videoclipe de ‘Mama África’, música que o projetou no cenário nacional da Música Popular Brasileira.
A nova gravação foi feita na rua onde o músico morou durante sua juventude, no bairro do Corrente, em Catolé do Rocha. A filmagem começou com Chico César saindo de dentro de um boi de reisado. Logo em seguida, percorreu a Travessa Almirante Tamandaré.
O percurso foi acompanhado por pessoas que moram na região, além de integrantes de alguns grupos de destaque na cidade, como quadrilheiros, músicos, dançarinos, esportistas e integrantes de movimentos, como os quilombolas. Alguns familiares de Chico César também participaram da gravação do novo videoclipe.
O novo videoclipe ainda não tem data para lançamento. Juntamente com o material musical também está sendo produzido um documentário para detalhar os bastidores da gravação e contar a história que se pretende com a música.
Nesta semana Chico César chegou a Catolé do Rocha e participou da Mostra Cultural Casa do Beradêro, com representações da cultura local na música, dança, literatura, teatro e artesanato. O Instituto Cultural Casa do Beradêro foi fundado em Catolé do Rocha pelo cantor Chico César e pela Irmã Iracy de Almeida, sua primeira professora de música. A associação sem fins lucrativos atua atendendo crianças e adolescentes e inserindo-os no universo das artes.
Mama África
O paraibano Chico César costuma contar que a melodia e a letra de Mama África surgiram em sua cabeça quando estava dentro de um táxi. Estando sem lápis, papel ou gravador nas mãos, começou a repetir a canção em sua cabeça na tentativa de não esquecer.
A sua inspiração surgiu quando estava em processo de mudança para São Paulo. Ele observou que em um grande mercado as mães que trabalhavam precisavam também se preocupar em amamentar os filhos e cuidar deles.
No ano de 1995 Chico César lançou o disco “Aos Vivos”, que marcou a sua carreira, com canções como Beradêro, Mama África, À Primeira Vista e outras que já nasceram clássicos do cancioneiro popular. O show foi gravado na Sala Guiomar Novaes (Funarte), em São Paulo, entre 24 e 26 de junho de 1994. O álbum foi lançado no ano seguinte, em 1995.
O clipe de Mama África, dirigido pela cineasta Anna Muylaert e lançado em 1996, marcou história no audiovisual brasileiro. Gravado inteiramente em plano sequência, o vídeo original foi gravado sem cortes mostrando Chico César saindo da casa onde morou durante sua juventude e caminhando pelas ruas da cidade acompanhado de outras pessoas que se uniram a ele pelo caminho.