13 de maio de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Hugo Motta dá drible no PL, que ameaça barrar votações na Câmara

 Hugo Motta dá drible no PL, que ameaça barrar votações na Câmara

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

#Compartilhe

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) driblou a oposição e deixou a reunião de líderes nesta quinta-feira (20/3) sem dar resposta sobre o futuro do projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e na suposta tentativa de golpe de Estados.

Líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante (RJ) levantou o assunto no encontro e cobra uma resposta ainda nesta tarde, com ameaça de obstruir votações no Legislativo.

A reunião do colégio de líderes ocorre às quintas, para definir a pauta da semana seguinte na Câmara. No encontro, Sóstenes pediu encaminhamento da proposta de anistia, mas Hugo deixou o local para atender um grupo de defensores públicos em seu gabinete. Quem conduziu o restante da agenda dos congressistas foi Altineu Côrtes (PL-RJ), vice-presidente da Câmara.

Sóstenes afirmou que negociará duas alternativas ao projeto de anistia: o regime de urgência, para votação diretamente em plenário; ou a criação de uma comissão especial para discutir a proposta, uma promessa feita em 2024 pelo então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), padrinho de Motta.

A obstrução é um recurso utilizado pelos parlamentares para barrar votações na Câmara ou no Senado. Entre as medidas geralmente utilizadas para impedir o funcionamento do plenário estão pronunciamentos, pedidos de adiamento de discussões e votações e até saída do Plenário para evitar quórum.

O PL tem a maior bancada da Câmara, com 92 parlamentares. O partido, porém, conta com aliados fiéis em diversas legendas do Centrão para pressionar Motta.

 

Com Metrópoles

 

 

 

Relacionados