18 de abril de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Abrasel Compartilha reúne empresários para discutir a nova NR1 e reforça importância do PGR e do PCMSO

 Abrasel Compartilha reúne empresários para discutir a nova NR1 e reforça importância do PGR e do PCMSO

Foto: Freepik

#Compartilhe

Na última terça-feira, 8 de abril, a Abrasel na Paraíba realizou mais uma edição do Abrasel Compartilha, reunindo empresários do setor de alimentação fora do lar para uma conversa essencial sobre as recentes atualizações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR1), em evento realizado no Shopping Sebrae.

A sala esteve lotada, demonstrando o interesse e a preocupação dos empresários com o novo cenário normativo. O evento teve como foco principal as mudanças trazidas pela nova redação da NR1, que reorganiza a forma como as empresas devem lidar com saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Dentre os pontos centrais, destacou-se a obrigatoriedade de manter um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), independentemente do número de funcionários. Embora essa exigência já existisse, o que muda agora é o olhar mais criterioso da fiscalização sobre esses programas — o que exige atenção redobrada dos empregadores.

Outro alerta importante foi em relação à nova regra que passa a valer a partir do dia 26 de maio. Mesmo empresas que já possuem um PGR ativo precisarão atualizá-lo, para que ele esteja em conformidade com a nova redação da norma. Isso exige o acompanhamento técnico de uma empresa especializada, que deve revisar os riscos, reavaliar o ambiente de trabalho e adaptar o plano de ação conforme as novas exigências legais.

Também foi reforçado que o PGR precisa ser elaborado por um profissional habilitado, com base em um estudo técnico das atividades e riscos envolvidos. O programa identifica áreas críticas e estabelece um plano de ação preventivo, que deve ser devidamente documentado e atualizado. Esse registro contínuo será o principal respaldo da empresa em eventuais ações trabalhistas e em fiscalizações.

Por fim, os palestrantes esclareceram que, embora o empregador não seja responsável pela saúde mental do colaborador, ele é plenamente responsável por garantir um ambiente de trabalho saudável, seguro e bem estruturado — conforme previsto e documentado no próprio PGR.

O evento cumpriu seu papel de orientar e alertar os empresários sobre a necessidade de buscar assessorias técnicas especializadas, documentar todos os processos de segurança e saúde do trabalho, e não negligenciar nenhuma exigência, sob risco de autuações e prejuízos legais.

Mais uma vez, a Abrasel reforça seu compromisso com a qualificação e proteção dos seus associados, promovendo espaços de aprendizado e troca de experiências que fortalecem a gestão e a sustentabilidade dos negócios do setor.

 

Com Assessoria

Relacionados