Procurador Marcílio Franca participa de reunião no TRE-PB para criação do Museu da Justiça Eleitoral

O procurador-geral do Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC-PB), Marcílio Toscano Franca Filho, participou da primeira reunião para discutir a criação do Museu da Justiça Eleitoral paraibana. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (15/04) e foi conduzido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro. A proposta prevê a formação de uma comissão composta por nomes notáveis da cultura, com o objetivo de viabilizar um espaço no Centro da cidade que possa abrigar a história do TRE-PB, em funcionamento desde 1932.
A reunião também contou com a participação do Desembargador Marcos Cavalcanti, do jurista e historiador Sales Gaudêncio, além da diretora-geral do TRE-PB, Alexandra Cordeiro.
Para o presidente do TRE-PB, todos os participantes da reunião possuem em sua história envolvimento com ações de preservação da memória. “A ideia é montar até a semana que vem uma comissão de notáveis com nomes aqui sugeridos. Já nessa primeira reunião surgiram várias boas ideias e espero que, dentro em breve, tenhamos mais novidades sobre esse projeto”.
O Procurador-geral do MPPB. Marcílio Franca Filho disse que a iniciativa reforça a nossa própria humanidade. “A criação desse espaço de memória no centro da cidade vem reforçar o patrimônio da nossa cidade. E sem essa preocupação com o patrimônio, nós nos desumanizamos. O patrimônio cultural é a nossa memória mais viva”.
O desembargador Marcos Cavalcanti parabenizou a iniciativa e disse que se sentiu feliz em participar das discussões em torno de ampliar espaços de memória do TRE-PB. “Essa história começou em 1932, mas em 1937 veio o golpe de Estado de Getúlio Vargas e se passou um tempo sem justiça eleitoral com a Ditadura. Depois, voltou. Apesar de não ser tão antiga, tem muita história a contar”, revela.
O jurista e historiador Sales Gaudêncio participou da reunião de forma online, parabenizando a iniciativa e sugerindo nomes para composição da comissão de notáveis.
Com Ascom/TCE-PB