23 de abril de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Corpo do Papa Francisco é velado com acesso ao público

 Corpo do Papa Francisco é velado com acesso ao público

Foto: Reprodução

#Compartilhe

Emoção, lágrimas e longas filas.O corpo do papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23) para o velório que será aberto ao público às 6h. Uma multidão acompanhou a procissão com o translado do corpo até o local. As cerimônias começaram por volta das 4h, no horário de Brasília.

A visitação poderá ser feita nesta quarta-feira, 23, até as 19h, horário de Brasília. Na quinta-feira, 24, e na sexta-feira, 25, a visitação será permitida das 2h às 19h, também de acordo com a hora do Brasil.

No local, o camerlengo do Vaticano, Kevin Farrell, realizou a celebração de início do velório do pontífice, antes da abertura para a visitação pública, que começou pouco antes das 6h (horário de Brasília).Farrell incensou e benzeu o corpo de Francisco, em seguida os cardeais e clérigos se organizaram em fila e fizeram reverência em frente ao caixão.

Assim que a visitação foi aberta, uma longa fila de fiéis já estava formada para dar adeus ao pontífice.

O corpo de Francisco poderá ser visitado pelo público até sexta-feira (25)

A celebração do funeral de Francisco está previsto para acontecer às 5h (horário de Brasília) de sábado (26) — seis dias após morte do papa.

O último funeral papal — de Bento XVI em 2023 — também foi realizado seis dias após o falecimento.

Segundo o Vaticano, o funeral de Francisco será realizado na Praça de São Pedro. Os funerais papais anteriores também foram realizados ao ar livre, com milhares de pessoas acompanhando a cerimônia em frente à Basílica.

A liturgia fúnebre do pontífice será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais — o grupo que nas próximas semanas será encarregado de nomear um novo papa.

Em seu testamento, Francisco deu instruções simples para o seu enterro: “O túmulo deve estar no chão; simples, sem ornamentos, tendo somente a inscrição: Franciscus.”

Paraíba Master com informações da Agência Brasil

Relacionados