30 de abril de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Conselho inicia primeira etapa da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

 Conselho inicia primeira etapa da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Foto: reprodução

#Compartilhe

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) iniciou, nesta terça-feira (29), a primeira etapa da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que neste ano traz como tema o ‘Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participações’. A pré-conferência aconteceu na Faculdade Unineves, no bairro Tambiá.

A abertura contou com a presença da secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania, Benicleide Silvestre; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Angélica Costa, além da participação de idosos e representantes de entidades governamentais e não governamentais.

“Essa pré-conferência e essa conferência nos traz motivação de continuar lutando, garantindo e efetivando direitos para quem mais precisa. A política do idoso ainda precisa ser muito dialogada, ainda temos muito o que avançar, mas hoje temos um gestor, nosso prefeito Cícero Lucena, que tem um olhar para a política do idoso e tem esse interesse maior de ter qualidade de vida, que garanta ao idoso dignidade, espaços onde ele possa ter lazer e cultura, por meio dos Cras, do Centro de Referência e de atividades em grupos de convivência”, destacou Benicleide Silvestre.

“Este é um momento de grande importância para reafirmarmos o compromisso com a promoção dos direitos, da dignidade e da qualidade de vida da pessoa idosa em nosso município. Aqui é o momento para termos vez e voz para discutir os direitos da pessoa idosa e vamos escolher as pautas que serão discutidas na Conferência Municipal”, frisou Angélica Costa.

Neste primeiro momento, um grupo se reuniu para iniciar o debate sobre os temas dos cinco eixos que serão abordados na Conferência, levantando propostas que serão discutidas com os demais conferencistas nos dias 22 e 23 de maio.

“Nosso objetivo, com esses encontros, é construir, juntos, políticas mais inclusivas, respeitosas e que garantam a autonomia, o respeito e a proteção integral da pessoa idosa”, completou a presidente do Conselho.

Entre as idosas presentes ao evento, estava Isabel Evangelista, que representou o grupo de convivência do Cras e o Centro de Convivência Viver Bem, que promove atividades físicas para os idosos.

“Eu busco praticar toda atividade física. Já acordo e vou para a praça e também faço artesanato, dança, e sempre com as minhas amigas. E hoje estou aqui para representar os idosos, que merecem tanto respeito e, acima de tudo, um envelhecimento feliz, cheio de saúde”, afirmou.

Além do trabalho realizado em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, o Conselho contou com o apoio da Unineves, que cedeu o espaço para a realização do evento, e da artista Avanir, que realizou uma apresentação cultural com seu boneco Jajão.

Conferência – A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa vai acontecer nos dias 22 e 23 de maio, no Unipê, bairro de Água Fria.

Programação:

Dia 22/05 (tarde):
12 às 14h – Credenciamento;
13h – Apresentação Cultural;
14h Abertura e Mesa de Autoridades;
14h30 – Palestra magna;
15h – Leitura e aprovação do Regimento da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de João Pessoa;
16h – Encerramento e coffee break.

Dia 23/05 (manhã):
8h30 – Acolhimento e coffee break;
9h – Grupos de trabalho com os Eixos Temáticos: Eixo I –Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Eixo II – Fortalecimento das Políticas para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Eixo III – Proteção e Enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Eixo IV – Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; Eixo V – Consolidação e Fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política do Estado Brasileiro.
11h – Finalização dos grupos de trabalho por Eixo Temático;
11h30 – Almoço;
13h30 – Plenária (debate das aprovações das propostas);
16h – Plenária Final (Eleição e apresentação dos delegados);
16h30 – Coffee break

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados