20 de maio de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Prefeitura de João Pessoa realiza Semana Mundial da Doação de Leite Humano

 Prefeitura de João Pessoa realiza Semana Mundial da Doação de Leite Humano

Foto: reprodução

#Compartilhe

O Instituto Cândida Vargas (ICV), que integra a rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, deu início nesta segunda-feira (19) à programação da Semana Mundial da Doação de Leite Humano. As ações são coordenadas pelo Banco de Leite Humano Dra. Zilda Arns e fazem parte das comemorações ao Dia Mundial da Doação de Leite Materno, celebrado no dia 19 de maio.

Com o tema ‘Doação de leite humano: um gesto humanitário que alimenta esperança’, a semana tem como objetivo sensibilizar e mobilizar mães e a comunidade em geral sobre a importância da doação de leite materno para salvar a vida de bebês prematuros e de baixo peso internados na unidade.

A abertura da programação ocorreu com atividades educativas e de acolhimento voltadas para as mães internas da maternidade nesta segunda-feira. Um stand foi montado no local para oferecer orientações sobre amamentação e incentivar novas doações de leite materno. A equipe multiprofissional do banco de leite esteve presente durante todo o dia, esclarecendo dúvidas e realizando atendimentos.

A coordenadora do Banco de Leite do ICV, Malu Tavares, destacou a importância da data e o papel fundamental das doadoras para a continuidade do trabalho desenvolvido pela instituição.

“O 19 de maio é comemorado internacionalmente como o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, e reforça o valor desse gesto tão nobre e necessário. Cada mililitro de leite doado representa uma nova chance de vida para muitos bebês que estão em estado de vulnerabilidade. Nossa missão é estimular e orientar para que mais mulheres se tornem doadoras regulares, contribuindo com a saúde neonatal”, afirmou.

Durante a ação, mães atendidas pela equipe relataram a importância do serviço prestado pelo Banco de Leite Zilda Arns. Aline Cristina, uma das mães participantes, elogiou o acolhimento e a orientação recebida.

“Essas atividades educativas são fundamentais, tanto para a gente quanto para nossos bebês. A equipe do Banco de Leite é essencial nesse processo de apoio e incentivo ao aleitamento. Pretendo participar das demais ações dessa semana, pois aprendi muito já nesse primeiro contato”, relatou.

A programação segue até o dia 27 de maio, com diversas atividades em diferentes setores da maternidade, incluindo stands educativos, visitas aos alojamentos, blitz de incentivo à amamentação, além do Seminário da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano da Paraíba e o Encontro Estadual da Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

No encerramento da semana, será realizado o Curso de Manejo Clínico e orientações sobre a IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança), com participação de avaliadoras externas, abordando temas como a promoção do aleitamento materno e as boas práticas hospitalares.

Doação – As mães interessadas em contribuir podem entrar em contato através do WhatsApp, no número (83) 99647-7511, onde receberão um formulário de cadastro e orientações sobre o processo de doação. As mães que podem doar são as com uma boa saúde e com excedente de leite.

Programação completa da Semana Mundial da Doação de Leite:

20 de maio (terça-feira)

Horário: Manhã e noite

Local: Toda a Maternidade Cândida Vargas

Atividade: Ação com stands educativos distribuídos em diversos setores, com abordagem da equipe sobre amamentação e captação de novas doadoras

21 de maio (quarta-feira)

Horário: Durante o dia

Local: INSS

Atividade: Participação da equipe no Seminário da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano da Paraíba

22 de maio (quinta-feira)

Horário: Durante o dia

Local: INSS

Atividade: Encontro Estadual da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (reunião de alinhamento)

23 de maio (sexta-feira)

Horário: Dia e noite

Local: Setores da Maternidade

Atividade: Blitz educativa nos setores com reforço das ações de promoção ao aleitamento materno e distribuição de material informativo

27 de maio (segunda-feira)

Horário: 8h às 16h

Local: Ambulatório do Instituto Cândida Vargas

Atividade: Curso de Manejo Clínico e orientações sobre a IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança). Pela manhã, Kamilla Capistrano abordará as diretrizes da IHAC e, à tarde, Laura Fernandes falará sobre manejo clínico da amamentação

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados