23 de maio de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Atividades do pêndulo da Pedra da Boca, em Araruna, são suspensas temporariamente

 Atividades do pêndulo da Pedra da Boca, em Araruna, são suspensas temporariamente

Foto: reprodução

#Compartilhe

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) determinou a suspensão temporária do funcionamento do “Pêndulo da Boca”, disponível no Parque Estadual da Pedra da Boca, município de Araruna. A medida, que atende a uma recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), faz parte de um conjunto de ações em curso para melhorar a gestão do espaço e garantir a segurança dos visitantes. Apesar disso, o parque continua aberto normalmente, com todas as demais atividades liberadas.

A orientação do MPPB considera aspectos de segurança e a regularização da exploração comercial do Parque, que é uma Unidade de Conservação estadual. A Sudema vai promover uma licitação para contratar a empresa responsável pela realização da atividade, que é um dos principais atrativos turísticos da região. O funcionamento do pêndulo será mantido de forma segura, legal e em conformidade com os princípios da gestão pública e da preservação ambiental.

A suspensão ocorre em um momento em que o Parque passa por uma série de medidas para aprimoramento do uso do espaço e garantia da melhor gestão ambiental. Entre as ações, estão a construção do Plano de Manejo, já finalizado, do Plano de Uso Público, que está em andamento, e do Plano de Gestão de Riscos, em fase de contratação.

O local vai ganhar também a sua sede própria, que está em construção. Com isso, a Pedra da Boca vai contar com espaço para camping e estacionamento de motorhomes, base de apoio para pesquisadores, guias turísticos e profissionais de segurança, como também salas variadas de estímulo ao conhecimento e aprendizado.

Paraíba Master com informações do Portal T5

Relacionados