24 de maio de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Prefeitura lança ‘São João nas Escolas Municipais’ com foco na valorização da cultura nordestina

 Prefeitura lança ‘São João nas Escolas Municipais’ com foco na valorização da cultura nordestina

Foto: reprodução

#Compartilhe

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), lançou, na tarde desta sexta-feira (23), o primeiro ‘São João nas Escolas Municipais’. O evento, realizado com o envolvimento das 105 escolas e 10 Ninhos do Saber da Rede Municipal de Ensino, marca o início de uma nova tradição voltada para a valorização e inclusão da cultura popular nordestina no ambiente escolar.

O objetivo principal do projeto é promover a integração entre as unidades de ensino e resgatar as manifestações culturais típicas do período junino como o forró, as danças, os festejos e a valorização de artistas locais, ampliando o repertório cultural dos alunos e reforçando a identidade regional.

Para a secretária de Educação de João Pessoa, América Castro, o evento é uma rica troca de experiências que fortalece a conexão entre educação e cultura.

“Esse evento traz uma grande troca de experiências que acontece no dia a dia das nossas unidades. Hoje, estamos fazendo a abertura desse momento que consideramos muito importante. As escolas estão se mobilizando para vivenciar a nossa cultura popular. É uma junção da educação com a arte, refletindo a vivência do Nordeste através do São João, que é a maior expressão do nosso forró”, destacou.

A secretária executiva de Educação, Luciana Dias, ressaltou a importância do evento como forma de valorização cultural e resgate de tradições.

“Estamos valorizando a nossa cultura com essa integração que já ocorre nas escolas ao longo do ano, mas que ganha um novo significado nesse período junino. É uma oportunidade para os professores de arte incentivarem ainda mais nossos alunos a entender e vivenciar a cultura popular”, afirmou.

A diretora de Ensino e Gestão da Sedec, Clévia Carvalho, classificou o evento como um marco para a rede municipal.

“É o primeiro ano desse projeto, que integra arte, cultura e conhecimento dos valores regionais. Trabalhar as nossas raízes culturais com os alunos nesse período é essencial. É um conhecimento que perpassa o currículo escolar. Escolhemos o tema ‘Nordeste: o imenso, o João, as pessoas e o popular’ para marcar o início das atividades e refletir a diversidade da nossa cultura”, explicou.

Durante o evento, também foi realizada a apresentação do grupo cultural Koletivo Tukumã, formado por professores da rede municipal de ensino: Valberto Bezerra, Josiara Alves, Mário Inácio da Cunha, Ana Cláudia Berto, Débora Maria, Edson Silva, Marcela Rodrigues e Amanda Bezerra.

Liderado pela professora Débora Rodrigues, o Koletivo Tukumã propõe uma fusão entre música, poesia e teatro, com a missão de tornar a cultura popular acessível a todos.

“Estamos aqui porque acreditamos na cultura popular. Ela precisa ser vivida, valorizada e difundida. Esse evento é um espaço de sensibilização, que mobiliza educadores e alunos a conhecerem a importância de nomes como Marinês, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. O Koletivo Tukumã acredita nessa semente que foi plantada e que não podemos deixar morrer”, frisou.

O ‘São João nas Escolas Municipais’ representa um compromisso da Prefeitura de João Pessoa com a valorização da identidade cultural do povo paraibano, criando pontes entre tradição e educação e promovendo um ensino mais significativo e conectado com a realidade dos alunos.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados