Hugo Motta não atende ligação de Lula em dia de votação sobre IOF na Câmara

Foto: Reprodução
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), teria ignorado uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 25 de junho, data em que a Câmara votou pela derrubada do decreto que prorrogava a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre crédito para pessoas físicas.
Segundo informações apuradas pelo portal Metrópoles, Lula tentou entrar em contato diretamente com o parlamentar para pedir o recuo da votação, considerada contrária aos interesses do Palácio do Planalto. No entanto, Motta preferiu não atender o telefonema do presidente.
Aliados do deputado afirmaram à publicação que ele já sabia qual seria o conteúdo do apelo presidencial e, diante da posição consolidada da Casa, não teria condições de ceder à solicitação naquele momento.
A votação representou uma derrota política para o governo federal, que buscava manter a medida como forma de compensar perdas de arrecadação com a desoneração da folha de pagamento de setores da economia e de municípios.
A movimentação do presidente da Câmara reforça sua atuação independente frente ao Executivo, mesmo sendo integrante de um partido que mantém diálogo com o governo.
Por Paraíba Master